Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O ARTIGO DE OPINIÃO COMO FERRAMENTA DE ARGUMENTAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ARGUMENTAÇÃO, ARTIGO DE OPINIÃO Comunicação Oral (CO) GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Resumo: Este trabalho discute o desenvolvimento da competência argumentativa junto a alunos em aulas de Língua Portuguesa por meio de sequências didáticas. Estas são tema recentemente inserido no ensino de língua e, cada vez mais, professores têm entendido sua importância e iniciado uma jornada para a compreensão do que elas representam na construção do conhecimento. Paulatinamente, a concepção de língua como interação tem tomado espaço nas discussões de formação de professores, nos livros didáticos e, por isso mesmo, tem gerado inquietação na sala de aula no tocante aos processos de ensino. Nesse sentido, a questão que se impõe é, então, como as sequências didáticas podem ser pensadas para o tratamento dos gêneros textuais no ensino de língua materna. Para defensores do ensino do gênero textual como Marcuschi, o gênero é unidade concreta na qual deve se dar o ensino por seu caráter dialógico. Dentre os inúmeros gêneros textuais, selecionamos um e criamos uma sequência didática como proposta de trabalho em sala de aula, o Artigo de Opinião. Por possuir um caráter essencialmente argumentativo acerca de um dado tema atual, o artigo levanta questões de ordem política, social, cultural etc.. Com o objetivo de desenvolver as competências argumentativas dos alunos através da leitura e da escrita de artigos de opinião, criamos uma sequência didática, baseada no trabalho de Dolz, Noverraz e Scheneuwly para o ensino de gêneros nas séries do ensino fundamental cuja intenção é a de que ela aponte ou reforce que o processo de ensino-aprendizagem de forma sistematizada pode facilitar a mediação de conhecimentos entre os sujeitos envolvidos nesse processo. No desenvolvimento dessa sequência didática, propomos atividades que permitam ao aluno: a) reconhecer a defesa de pontos de vista em textos da ordem do argumentar; b) defender um ponto de vista, utilizando diversos tipos de argumentos; c) utilizar diferentes estratégias argumentativas (intertextualidade, exemplificação, relatos etc) e, por fim, d) escrever um artigo de opinião. Essas atividades compreendem seis momentos que vão desde o contato com o artigo de opinião até a escrita e a publicação desse gênero textual, passando por práticas de argumentação, pelo entendimento de gêneros textuais no geral e do artigo de opinião em específico e pela sua escrita, análise e reescrita. A sequência didática em questão envolve os diversos eixos do ensino de língua – leitura, escrita, oralidade e análise linguística – mostrando-se uma importante ferramenta para desenvolvimento da argumentação na aula de Língua Portuguesa ao ter como atividade final a elaboração de um artigo de opinião e alcançando objetivos propostos para o ensino da escrita de textos.

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