Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: ESTÁGIO, RELATO DE EXPERIÊNCIAS, PROMEB Comunicação Oral (CO) GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27357
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 446
    "inscrito_id" => 1409
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de apresentar as experiências de professores em formação inicial que foram vivenciadas no estágio do PROGRAMA DE MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA — PROMEB/UFPB, no ano de 2013, nas turmas da 1ª e da 2ª série do ensino médio. Durante a participação no programa, tivemos a oportunidade de conhecer de perto como funciona a escola e a sala de aula. Para o desenvolvimento do presente artigo nos embasamos em alguns estudiosos dedicado ao campo da educação e do estágio como: Borssoi (2008), Lugle e Magalhães (2013), Pimenta e Lima (2006). A metodologia adotada pela coordenadora do nosso grupo, do PROGRAMA DE MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA — PROMEB/UFPB 2013, foi pautada, inicialmente, na observação das aulas de língua portuguesa  e integração no ambiente escolar; no decorrer do programa, ocorreram reuniões semanais e encontros pedagógicos com a presença da orientadora e dos estagiários;  nesses encontros discutíamos sobre o processo de formação inicial e a respeito das experiências vivenciadas durante a semana, em seguida iniciava a apresentação, a leitura e a discussão dos textos para o processo de intervenção em sala de aula. Buscava-se trabalhar com os alunos em sala de aula, a leitura, a interpretação de textos a produção de textual e a análise linguística. Na semana seguinte, após termos executado a atividade proposta, todos os estagiários, comentavam os pontos positivos e o que poderia ser melhorado em sala de aula. Diante disso, compreendemos que o estágio foi essencial para nós enquanto futuras docentes, uma vez que proporcionou uma aproximação com realidade escolar e com os alunos que vamos encontrar em nossa vida profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, RELATO DE EXPERIÊNCIAS, PROMEB"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID1409_17032017205456.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDICLÉCIA SOUSA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "EDICLÉCIA MELO"
    "autor_email" => "clecia_kesinha@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27357
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 446
    "inscrito_id" => 1409
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de apresentar as experiências de professores em formação inicial que foram vivenciadas no estágio do PROGRAMA DE MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA — PROMEB/UFPB, no ano de 2013, nas turmas da 1ª e da 2ª série do ensino médio. Durante a participação no programa, tivemos a oportunidade de conhecer de perto como funciona a escola e a sala de aula. Para o desenvolvimento do presente artigo nos embasamos em alguns estudiosos dedicado ao campo da educação e do estágio como: Borssoi (2008), Lugle e Magalhães (2013), Pimenta e Lima (2006). A metodologia adotada pela coordenadora do nosso grupo, do PROGRAMA DE MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA — PROMEB/UFPB 2013, foi pautada, inicialmente, na observação das aulas de língua portuguesa  e integração no ambiente escolar; no decorrer do programa, ocorreram reuniões semanais e encontros pedagógicos com a presença da orientadora e dos estagiários;  nesses encontros discutíamos sobre o processo de formação inicial e a respeito das experiências vivenciadas durante a semana, em seguida iniciava a apresentação, a leitura e a discussão dos textos para o processo de intervenção em sala de aula. Buscava-se trabalhar com os alunos em sala de aula, a leitura, a interpretação de textos a produção de textual e a análise linguística. Na semana seguinte, após termos executado a atividade proposta, todos os estagiários, comentavam os pontos positivos e o que poderia ser melhorado em sala de aula. Diante disso, compreendemos que o estágio foi essencial para nós enquanto futuras docentes, uma vez que proporcionou uma aproximação com realidade escolar e com os alunos que vamos encontrar em nossa vida profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, RELATO DE EXPERIÊNCIAS, PROMEB"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID1409_17032017205456.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDICLÉCIA SOUSA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "EDICLÉCIA MELO"
    "autor_email" => "clecia_kesinha@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar as experiências de professores em formação inicial que foram vivenciadas no estágio do PROGRAMA DE MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA — PROMEB/UFPB, no ano de 2013, nas turmas da 1ª e da 2ª série do ensino médio. Durante a participação no programa, tivemos a oportunidade de conhecer de perto como funciona a escola e a sala de aula. Para o desenvolvimento do presente artigo nos embasamos em alguns estudiosos dedicado ao campo da educação e do estágio como: Borssoi (2008), Lugle e Magalhães (2013), Pimenta e Lima (2006). A metodologia adotada pela coordenadora do nosso grupo, do PROGRAMA DE MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA — PROMEB/UFPB 2013, foi pautada, inicialmente, na observação das aulas de língua portuguesa e integração no ambiente escolar; no decorrer do programa, ocorreram reuniões semanais e encontros pedagógicos com a presença da orientadora e dos estagiários; nesses encontros discutíamos sobre o processo de formação inicial e a respeito das experiências vivenciadas durante a semana, em seguida iniciava a apresentação, a leitura e a discussão dos textos para o processo de intervenção em sala de aula. Buscava-se trabalhar com os alunos em sala de aula, a leitura, a interpretação de textos a produção de textual e a análise linguística. Na semana seguinte, após termos executado a atividade proposta, todos os estagiários, comentavam os pontos positivos e o que poderia ser melhorado em sala de aula. Diante disso, compreendemos que o estágio foi essencial para nós enquanto futuras docentes, uma vez que proporcionou uma aproximação com realidade escolar e com os alunos que vamos encontrar em nossa vida profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.