Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

A AULA DE PORTUGUÊS COMO GÊNERO DISCURSIVO: INTERAÇÃO E POTENCIALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA

Palavra-chaves: ENSINO, LINGUAGEM, PRÁTICAS DISCURSIVAS Comunicação Oral (CO) GT03-TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27113
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 461
    "inscrito_id" => 1052
    "titulo" => "A AULA DE PORTUGUÊS COMO GÊNERO DISCURSIVO: INTERAÇÃO E POTENCIALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA"
    "resumo" => "Esta proposta de comunicação é decorrente de pesquisa que elege o ensino de Língua Portuguesa, especificamente, o cenário discursivo da aula de Português e o processo de interação verbal que circundam o exercício da docência. Propomos realizar demarcações da aula como gênero discursivo e suas características na perspectiva da teoria dialógica da linguagem. Apresentamos como objetivo interpretar e analisar, nas relações cotidianas, as implicações da aula de Português que inferem nas práticas discursivas e interações didáticas do e no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Como bases teóricas aportamos revisão de estudos de Bakhtin (2003, 2009), Matêncio (2001), Rojo (2007), Cerutti-Rizzatti (2012, 2015), Souza (2009, 2012, 2011, 2015). Assumimos a linguagem como processo de interação verbal, mediada pela cultura escolar. Na aula há linguagens, práticas discursivas e, consequentemente, interlocuções distintas que conferem concretude aos enunciados do professor/a e aluno/a. Dessa forma, aquela, como gênero, situam os sujeitos que a compõem – professor e aluno – na posição de produtores do conhecimento escolar e dá lugar a perspectiva da prática social, pois, evidenciam-se as práticas discursivas na aula de Português e a partir dessas, a potencialização da docência. Utilizamos do banco de dados dos projetos de Pesquisa desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação – GPLEd/UESB/CNPq, como material de análise e de natureza qualitativa, explora-se transcrições de aulas de Português da Educação Básica para revelar as práticas discursivas focalizadas no agir docente. Os resultados preliminares tende a remeter que, nas aulas, o uso da palavra pelo professor decorre de modalização dos enunciados típicos da aula e que esses interferem no processo de ensino, daí a necessidade de se ampliar a objetivação da aula como gênero para potencializar essa como especificidade da docência. A relevância desse trabalho e sua atualidade são perceptíveis pela necessidade de conhecer as implicações presentes nas aulas (de Português) e a produção da linguagem nos contextos das interações didáticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT03-TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LINGUAGEM, PRÁTICAS DISCURSIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA3_ID1052_20032017015121.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÚCIA GRACIA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LÚCIA GRACIA"
    "autor_email" => "luciagferreira@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFRB/UFBA/UESB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27113
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 461
    "inscrito_id" => 1052
    "titulo" => "A AULA DE PORTUGUÊS COMO GÊNERO DISCURSIVO: INTERAÇÃO E POTENCIALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA"
    "resumo" => "Esta proposta de comunicação é decorrente de pesquisa que elege o ensino de Língua Portuguesa, especificamente, o cenário discursivo da aula de Português e o processo de interação verbal que circundam o exercício da docência. Propomos realizar demarcações da aula como gênero discursivo e suas características na perspectiva da teoria dialógica da linguagem. Apresentamos como objetivo interpretar e analisar, nas relações cotidianas, as implicações da aula de Português que inferem nas práticas discursivas e interações didáticas do e no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Como bases teóricas aportamos revisão de estudos de Bakhtin (2003, 2009), Matêncio (2001), Rojo (2007), Cerutti-Rizzatti (2012, 2015), Souza (2009, 2012, 2011, 2015). Assumimos a linguagem como processo de interação verbal, mediada pela cultura escolar. Na aula há linguagens, práticas discursivas e, consequentemente, interlocuções distintas que conferem concretude aos enunciados do professor/a e aluno/a. Dessa forma, aquela, como gênero, situam os sujeitos que a compõem – professor e aluno – na posição de produtores do conhecimento escolar e dá lugar a perspectiva da prática social, pois, evidenciam-se as práticas discursivas na aula de Português e a partir dessas, a potencialização da docência. Utilizamos do banco de dados dos projetos de Pesquisa desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação – GPLEd/UESB/CNPq, como material de análise e de natureza qualitativa, explora-se transcrições de aulas de Português da Educação Básica para revelar as práticas discursivas focalizadas no agir docente. Os resultados preliminares tende a remeter que, nas aulas, o uso da palavra pelo professor decorre de modalização dos enunciados típicos da aula e que esses interferem no processo de ensino, daí a necessidade de se ampliar a objetivação da aula como gênero para potencializar essa como especificidade da docência. A relevância desse trabalho e sua atualidade são perceptíveis pela necessidade de conhecer as implicações presentes nas aulas (de Português) e a produção da linguagem nos contextos das interações didáticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT03-TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LINGUAGEM, PRÁTICAS DISCURSIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA3_ID1052_20032017015121.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÚCIA GRACIA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LÚCIA GRACIA"
    "autor_email" => "luciagferreira@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFRB/UFBA/UESB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Esta proposta de comunicação é decorrente de pesquisa que elege o ensino de Língua Portuguesa, especificamente, o cenário discursivo da aula de Português e o processo de interação verbal que circundam o exercício da docência. Propomos realizar demarcações da aula como gênero discursivo e suas características na perspectiva da teoria dialógica da linguagem. Apresentamos como objetivo interpretar e analisar, nas relações cotidianas, as implicações da aula de Português que inferem nas práticas discursivas e interações didáticas do e no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Como bases teóricas aportamos revisão de estudos de Bakhtin (2003, 2009), Matêncio (2001), Rojo (2007), Cerutti-Rizzatti (2012, 2015), Souza (2009, 2012, 2011, 2015). Assumimos a linguagem como processo de interação verbal, mediada pela cultura escolar. Na aula há linguagens, práticas discursivas e, consequentemente, interlocuções distintas que conferem concretude aos enunciados do professor/a e aluno/a. Dessa forma, aquela, como gênero, situam os sujeitos que a compõem – professor e aluno – na posição de produtores do conhecimento escolar e dá lugar a perspectiva da prática social, pois, evidenciam-se as práticas discursivas na aula de Português e a partir dessas, a potencialização da docência. Utilizamos do banco de dados dos projetos de Pesquisa desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação – GPLEd/UESB/CNPq, como material de análise e de natureza qualitativa, explora-se transcrições de aulas de Português da Educação Básica para revelar as práticas discursivas focalizadas no agir docente. Os resultados preliminares tende a remeter que, nas aulas, o uso da palavra pelo professor decorre de modalização dos enunciados típicos da aula e que esses interferem no processo de ensino, daí a necessidade de se ampliar a objetivação da aula como gênero para potencializar essa como especificidade da docência. A relevância desse trabalho e sua atualidade são perceptíveis pela necessidade de conhecer as implicações presentes nas aulas (de Português) e a produção da linguagem nos contextos das interações didáticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.