EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: (RESPEITAR- AGIR –INCLUIR) (PREPARANDO O ESTUDANTE PARA EXERCER A CIDADANIA E PROTAGONISMO JUVENIL FRENTE AOS DESAFIOS DO MUNDO MODERNO)
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27318 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 123 "inscrito_id" => 1011 "titulo" => "EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: (RESPEITAR- AGIR –INCLUIR) (PREPARANDO O ESTUDANTE PARA EXERCER A CIDADANIA E PROTAGONISMO JUVENIL FRENTE AOS DESAFIOS DO MUNDO MODERNO)" "resumo" => """ RESUMO: O presente trabalho tem como base a importância do jovem mediante a educação do século XXI e as diferenças culturais e sociais em que se depara frente aos desafios do mundo moderno. As lutas por igualdade e respeito às diferenças têm sido constantes em vários setores da sociedade, entre eles, e talvez o mais importante, encontra-se o ambiente escolar, que se apresenta como o lugar da mudança, das falas diversas, do universo em transformação e de um devir que nos espera cotidianamente. O objetivo do nosso trabalho foi despertar nos alunos a consciência de que é de fundamental importância ter como base os estudos da abordagem histórico-cultural sobre o desenvolvimento humano e mais especificamente os atuais debates e propostas relacionadas à educação inclusiva e o respeito à diversidade. A experiência realizada com alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual na cidade de Patos trouxe-nos, através de atividades diversas a realização de desafios enfrentados por tantos jovens e ao conhecimento de si e do outro para resolver problemas de diversidade social, étnica, cultural e intelectual. Autor e coautor mostraram-se interessados na pesquisa e aprofundamento desse estudo sobre Educação no século XXI (respeitar- agir –incluir) para embasar este artigo, colocando como foco a multimodalidade e pluralidade de letramentos trazidos pela sociedade. O nosso objeto de estudo cidadania e protagonismo juvenil justifica-se na escolha dessa temática, pois sabemos que a necessidade da tomada de consciência dos jovens diante dos problemas sociais é extremamente necessária. A metodologia empregada foi a abordagem de pesquisas, trabalhos e gestos concretos para, assim inserir nos jovens que participaram, o senso de responsabilidade e independência. Ao final do projeto foi clara a preocupação dos jovens em poder fazer muito mais do que estava aos seus alcances, mostrando-os que são totalmente capazes de mudar a si próprios e toda uma sociedade.\r\n \r\n \t\r\n Palavras-chave: Protagonismo Juvenil, Cidadania, Educação. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT06-AS PRÁTICAS DISCURSIVAS DO COTIDIANO: ENTRE O PODER E A RESISTÊNCIA" "palavra_chave" => "PROTAGONISMO JUVENIL, CIDADANIA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID1011_01032017124026.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISLANNY RAMALHO FRAGOSO" "autor_nome_curto" => "ISLANNY FRAGOSO" "autor_email" => "islannyfragoso@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27318 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 123 "inscrito_id" => 1011 "titulo" => "EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: (RESPEITAR- AGIR –INCLUIR) (PREPARANDO O ESTUDANTE PARA EXERCER A CIDADANIA E PROTAGONISMO JUVENIL FRENTE AOS DESAFIOS DO MUNDO MODERNO)" "resumo" => """ RESUMO: O presente trabalho tem como base a importância do jovem mediante a educação do século XXI e as diferenças culturais e sociais em que se depara frente aos desafios do mundo moderno. As lutas por igualdade e respeito às diferenças têm sido constantes em vários setores da sociedade, entre eles, e talvez o mais importante, encontra-se o ambiente escolar, que se apresenta como o lugar da mudança, das falas diversas, do universo em transformação e de um devir que nos espera cotidianamente. O objetivo do nosso trabalho foi despertar nos alunos a consciência de que é de fundamental importância ter como base os estudos da abordagem histórico-cultural sobre o desenvolvimento humano e mais especificamente os atuais debates e propostas relacionadas à educação inclusiva e o respeito à diversidade. A experiência realizada com alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual na cidade de Patos trouxe-nos, através de atividades diversas a realização de desafios enfrentados por tantos jovens e ao conhecimento de si e do outro para resolver problemas de diversidade social, étnica, cultural e intelectual. Autor e coautor mostraram-se interessados na pesquisa e aprofundamento desse estudo sobre Educação no século XXI (respeitar- agir –incluir) para embasar este artigo, colocando como foco a multimodalidade e pluralidade de letramentos trazidos pela sociedade. O nosso objeto de estudo cidadania e protagonismo juvenil justifica-se na escolha dessa temática, pois sabemos que a necessidade da tomada de consciência dos jovens diante dos problemas sociais é extremamente necessária. A metodologia empregada foi a abordagem de pesquisas, trabalhos e gestos concretos para, assim inserir nos jovens que participaram, o senso de responsabilidade e independência. Ao final do projeto foi clara a preocupação dos jovens em poder fazer muito mais do que estava aos seus alcances, mostrando-os que são totalmente capazes de mudar a si próprios e toda uma sociedade.\r\n \r\n \t\r\n Palavras-chave: Protagonismo Juvenil, Cidadania, Educação. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT06-AS PRÁTICAS DISCURSIVAS DO COTIDIANO: ENTRE O PODER E A RESISTÊNCIA" "palavra_chave" => "PROTAGONISMO JUVENIL, CIDADANIA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID1011_01032017124026.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISLANNY RAMALHO FRAGOSO" "autor_nome_curto" => "ISLANNY FRAGOSO" "autor_email" => "islannyfragoso@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }