Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

MULTILETRAMENTOS E GÊNEROS MULTIMODAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: MULTILETRAMENTOS, PÔSTER, COMUNICAÇÃO ORAL, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT11-MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFESSOR
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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O trabalho com os gêneros textuais/discursivos é cada vez mais necessário tanto para a formação docente quanto para sua transposição para a educação básica e superior. Por esse motivo, inúmeras discussões surgem em torno desse tema, englobando desde as teorizações sobre a organização linguístico-retórica dos gêneros, até implementações de sequências didáticas que envolvam o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos dos diversos níveis de aprendizagem. Nesse contexto, pretende-se propor orientações acerca da aquisição de competências e conhecimentos que envolvam os multiletramentos, promovendo o exercício de habilidades relacionadas à leitura, compreensão e produção de gêneros multimodais na academia. De maneira específica, o intuito desde trabalho consiste em relacionar teorias de gêneros multimodais à aquisição de multiletramentos em fase de formação docente e analisar exemplares dos gêneros acadêmicos Pôster e Comunicação Oral sob o enfoque dos multiletramentos mobilizados em sua elaboração e produção. Optando-se pela linha teórica da sociorretórica, que classifica os gêneros como ação social (BAZERMAN, 2011, 2015 e MILLER, 2009 e 2011), para a constituição dos fundamentos teóricos foram utilizados, além dos autores mencionados, Rojo (2012), Lemke (2013), Magalhães (2004) Cope; Kalantzis (2001), dentre outros, os quais tratam dos temas do multiletramento, multimodalidade e formação docente. A metodologia adotada foi de natureza bibliográfica, cujos objetivos prescindem as abordagens qualitativa e descritiva de exemplares dos gêneros multimodais supramencionados, que proporcionam a aquisição de multiletramentos por parte de estudantes pesquisadores e professores em atuação. Conclui-se que é necessário que haja uma reflexão cada vez mais aprofundada, nos cursos de graduação, especialmente em Letras, e na formação continuada de professores, a respeito das teorias vigentes e sua aplicabilidade no âmbito acadêmico, para que a evolução nas formas de conhecimento também seja acompanhada pelos profissionais em exercício.

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