MULTILETRAMENTOS E GÊNEROS MULTIMODAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27452 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 35 "inscrito_id" => 460 "titulo" => "MULTILETRAMENTOS E GÊNEROS MULTIMODAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O trabalho com os gêneros textuais/discursivos é cada vez mais necessário tanto para a formação docente quanto para sua transposição para a educação básica e superior. Por esse motivo, inúmeras discussões surgem em torno desse tema, englobando desde as teorizações sobre a organização linguístico-retórica dos gêneros, até implementações de sequências didáticas que envolvam o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos dos diversos níveis de aprendizagem. Nesse contexto, pretende-se propor orientações acerca da aquisição de competências e conhecimentos que envolvam os multiletramentos, promovendo o exercício de habilidades relacionadas à leitura, compreensão e produção de gêneros multimodais na academia. De maneira específica, o intuito desde trabalho consiste em relacionar teorias de gêneros multimodais à aquisição de multiletramentos em fase de formação docente e analisar exemplares dos gêneros acadêmicos Pôster e Comunicação Oral sob o enfoque dos multiletramentos mobilizados em sua elaboração e produção. Optando-se pela linha teórica da sociorretórica, que classifica os gêneros como ação social (BAZERMAN, 2011, 2015 e MILLER, 2009 e 2011), para a constituição dos fundamentos teóricos foram utilizados, além dos autores mencionados, Rojo (2012), Lemke (2013), Magalhães (2004) Cope; Kalantzis (2001), dentre outros, os quais tratam dos temas do multiletramento, multimodalidade e formação docente. A metodologia adotada foi de natureza bibliográfica, cujos objetivos prescindem as abordagens qualitativa e descritiva de exemplares dos gêneros multimodais supramencionados, que proporcionam a aquisição de multiletramentos por parte de estudantes pesquisadores e professores em atuação. Conclui-se que é necessário que haja uma reflexão cada vez mais aprofundada, nos cursos de graduação, especialmente em Letras, e na formação continuada de professores, a respeito das teorias vigentes e sua aplicabilidade no âmbito acadêmico, para que a evolução nas formas de conhecimento também seja acompanhada pelos profissionais em exercício." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT11-MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFESSOR" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTOS, PÔSTER, COMUNICAÇÃO ORAL, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA11_ID460_01022017113724.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALOMA SABATA LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PALOMA LOPES" "autor_email" => "paloma.sabata@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27452 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 35 "inscrito_id" => 460 "titulo" => "MULTILETRAMENTOS E GÊNEROS MULTIMODAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O trabalho com os gêneros textuais/discursivos é cada vez mais necessário tanto para a formação docente quanto para sua transposição para a educação básica e superior. Por esse motivo, inúmeras discussões surgem em torno desse tema, englobando desde as teorizações sobre a organização linguístico-retórica dos gêneros, até implementações de sequências didáticas que envolvam o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos dos diversos níveis de aprendizagem. Nesse contexto, pretende-se propor orientações acerca da aquisição de competências e conhecimentos que envolvam os multiletramentos, promovendo o exercício de habilidades relacionadas à leitura, compreensão e produção de gêneros multimodais na academia. De maneira específica, o intuito desde trabalho consiste em relacionar teorias de gêneros multimodais à aquisição de multiletramentos em fase de formação docente e analisar exemplares dos gêneros acadêmicos Pôster e Comunicação Oral sob o enfoque dos multiletramentos mobilizados em sua elaboração e produção. Optando-se pela linha teórica da sociorretórica, que classifica os gêneros como ação social (BAZERMAN, 2011, 2015 e MILLER, 2009 e 2011), para a constituição dos fundamentos teóricos foram utilizados, além dos autores mencionados, Rojo (2012), Lemke (2013), Magalhães (2004) Cope; Kalantzis (2001), dentre outros, os quais tratam dos temas do multiletramento, multimodalidade e formação docente. A metodologia adotada foi de natureza bibliográfica, cujos objetivos prescindem as abordagens qualitativa e descritiva de exemplares dos gêneros multimodais supramencionados, que proporcionam a aquisição de multiletramentos por parte de estudantes pesquisadores e professores em atuação. Conclui-se que é necessário que haja uma reflexão cada vez mais aprofundada, nos cursos de graduação, especialmente em Letras, e na formação continuada de professores, a respeito das teorias vigentes e sua aplicabilidade no âmbito acadêmico, para que a evolução nas formas de conhecimento também seja acompanhada pelos profissionais em exercício." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT11-MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFESSOR" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTOS, PÔSTER, COMUNICAÇÃO ORAL, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA11_ID460_01022017113724.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALOMA SABATA LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PALOMA LOPES" "autor_email" => "paloma.sabata@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }