O presente trabalho é fruto de pesquisa no Programa de Iniciação Científica –PIBIC/CAPES/UERN, pertencente ao projeto de Pesquisa intitulado Saberes das práticas docentes no contexto do Ensino Religioso – diálogo multidisciplinar entre as práticas de leituras, memórias docentes, experiências e a construção de identidades (fase II) da Linha de Pesquisa Formação e Atuação do Docente da Educação e das Ciências da Religião na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Nosso objetivo é apresentar como a leitura literária contribui na formação docente do Ensino Religioso, a partir dos relatos de experiências leitoras produzidas por bolsistas do PIBID/ER em um e-book (BENEVIDES, 2015). Com base em autores como Machado (data), Casado Alves (data), analisamos os discursos produzidos pelos sujeitos da pesquisa interpretando o que é dito sobre autores, obras e conteúdos que se relacionam com a temática da formação do docente para o Ensino Religioso. Na discussão são apresentados trechos de diários que recuperam as práticas leitoras e a relação dialógico-responsiva que foi construída no processo de inserção aos teóricos durante a fase de preparação para a docência. Os resultados indicam que os autores diaristas conseguem identificar as obras e os conteúdos, conforme disciplinas do curso de Graduação e conseguem também elaborar uma posição avaliativa no que tange à reflexão sobre a necessidade de o professor ler obras literárias para futuras práticas com o Ensino Básico.