O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência de estágio e discutir o ensino de língua e literatura, a partir de uma perspectiva sociointeracionista. Para isso, utilizou-se como aporte teórico os PCN’s, a LDB e o Método Recepcional, baseado na Teoria da Estética da Recepção e desenvolvido pelas autoras Aguiar e Bordinni. O trabalho é resultado do desenvolvimento do projeto didático “Olhares dialógicos sobre o Modernismo brasileiro” e foi aplicado em uma turma de 3º ano Regular do Ensino Médio, a qual pode observar a influência do Modernismo brasileiro não só no texto literário, mas na escultura, na pintura, na música e também na poesia. Ao entrar em contato com as diversas artes, percebeu-se uma grande dificuldade dos alunos na leitura da poesia, como já era esperado. O problema como sabemos, advém da falta de contato com a leitura do texto integral, o qual só é usado na sala de aula como pretexto para ensinar a gramática tradicional e vale ressaltar que esse é um grande problema nas escolas atualmente. Dessa forma, o prazer de ler é negado aos alunos, os quais vêem essa atividade como forma de tortura, pois desconhecem o que é deleitar-se com o texto e desvendar-lhe sentidos. Diante desta problemática, torna-se válido trazer para a sala de aula novos procedimentos metodológicos que tenham o aluno como um sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem, de modo que possa: romper, questionar e ampliar seu horizonte de expectativas, tornando-se também um sujeito crítico socialmente.