Um grande entrave na escola, para o professor de Literatura, no ensino médio, é tratar o assunto Parnasianismo, por isso, este trabalho parte, inicialmente, da necessidade pulsante de se refletir sobre o ensino de Literatura na escola. Nessa perspectiva, este texto faz uso dos poemas: "Ciclo", de Olavo Bilac e "O vento e o tabelião", de Raimundo Correia. Mais especificamente, discute-se aqui, por intermédio da análise literária – considerando os níveis formais e semânticos – dos dois poemas já mencionados, o enfoque dado ao tema Parnasianismo na escola, uma vez que revisita-se a ideia de que ele foi um movimento literário hermético, centrado apenas na forma. Sendo assim, objetiva-se, neste artigo, entre outros tópicos, baseando-se no uso de textos literários, desenvolver uma proposta didática capaz de nortear o trabalho com o Parnasianismo em sala de aula, no ensino médio. Reforça-se, também, pois as reflexões partem do uso de dois poemas, que a aula de Literatura deve ter o texto literário como objeto central para, desse modo, haver êxito no trabalho do professor. Finalmente, é preciso esclarecer que a discussão aqui levantada é embasada, fundamentalmente, por Goldstein (1986), Pinheiro (2007), Lajolo (1982) e Zilberman (1991).