O estudo da citologia apresenta certo alto grau de complexidade, visto que, requer um entendimento do mundo microscópico, sendo assim um assunto pouco assimilado por estudantes videntes, já para os deficientes visuais torna-se um embaraço para a compreensão do conteúdo. Uma vez que todo cidadão tem o direito de saber como o mundo em torno dele funciona, e a abordagem dos conceitos da ciência em geral, deve chegar de forma clara a todos. Com a finalidade de diminuir a barreira do conhecimento dos estudantes deficientes visuais no estudo de citologia, o seguinte trabalho propôs utilizar o recurso do modelo didático para inserir o aluno deficiente visual no imaginário do mundo microscópico. Foram utilizados quatro modelos didáticos de células com estudantes do Ensino Médio, no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha-ICPAC para que os mesmos pudessem assimilar o conteúdo de maneira efetiva e significativa. Pode-se constatar que o que era um empecilho de compreender os conceitos e imaginá-los numa percepção visual foi solucionado e, os alunos mostraram um grande entusiasmo e assimilação do conteúdo por intermédio dos modelos didáticos utilizados. Dessa forma, os modelos didáticos demonstraram ser um recurso eficiente para o ensino de Biologia principalmente, quando se tem estruturas de difícil abstração.