A presente pesquisa propõe o uso da audiodescrição como ferramenta de inclusão para alunos deficientes visuais. Sendo a audiodescrição um recurso que possibilita o acesso de pessoas cegas e com baixa visão aos elementos visuais presentes em peças teatrais, filmes, espetáculos de dança e qualquer tipo de expressão artística visual, destaca-se o uso dessa ferramenta, especialmente no contexto escolar, que pode proporcionar a esse tipo de aluno a oportunidade de acesso a recursos multimidiáticos presentes na rotina da sala de aula, bem como a chance de formação crítica por parte desses alunos. Com isso, destaca-se a audiodescrição como recurso facilitador para que a escola, como formadora de cidadãos críticos, possa cumprir seu papel educacional e principalmente social, independentemente das especificidades dos seus alunos. Segundo Araújo (2011) a audiodescrição é uma descrição adicional que narra a ação da cena, as expressões faciais, a linguagem corporal, os cenários, os figurinos, enfim, todos os elementos relevantes, verbais ou não-verbais. Em um mundo visual em que imagens exprimem significados produzidos através de revistas, livros, internet e redes sociais, o aluno com deficiência visual ou auditiva deve ser inserido de forma ativa, e a escola como fomentadora de formação de cidadãos precisa preparar seus docentes para fazer a leitura desse mundo e ensinar aos alunos a também fazê-la. A diversidade impõe às escolas e seus professores o dever de repensar a dinâmica em sala de aula, utilizando novas ferramentas que possam auxiliar para a realização satisfatória de tarefas, em especial a tarefa de promover o acesso a esse mundo visual repleto de imagens para todos os alunos, principalmente os deficientes visuais e auditivos. Pensando nessa dinâmica a audiodescrição é uma ferramenta que proporciona o acesso do aluno com deficiência a esse universo. É evidente que a constante exposição aos meios tecnológicos na nossa época tem contribuído para um novo modo de conceber a realidade. As diversas formas de captação e reprodução de imagens como câmeras, computadores, softwares de criação de vídeos e sites tornam possível a reprodução e divulgação de produtos variados, trazendo além de uma maior possibilidade e oportunidade de expressão, uma maior necessidade de público que assista, leia, escute, compreenda, comente e divulgue o que foi comunicado. Neste trabalho, apontamos os objetivos, metodologia, discussão de resultados provisórios e metas esperadas pela pesquisa em acessibilidade através da audiodescrição e sua relevância em contextos de sala de aula inclusiva.