Este estudo de natureza qualitativa é fruto da Tese de Doutorado em Educação e objetiva compreender a importância da formação docente no contexto de escolarização de educandos com deficiência. Demonstra o descortinar da educação especial no cenário educacional brasileiro, considerando que: A educação conduz ao conhecimento e à formação humana e, por isto, interage com a sociedade. Objetivou-se sob a ótica das educadoras do Centro de Educação Básica da Universidade Estadual de Feira de Santana (CEB/UEFS) com o tema como a inclusão e a formação de professor adequada vem sendo incorporada nas práticas pedagógicas. Lançamos mãos da pesquisa qualitativa e na análise dos resultados utilizamos a técnica de análise de conteúdo os quais elencamos seis categorias, a saber: A construção do ambiente afetivo no contexto escolar; Funcionamento das salas de recursos multifuncionais; Formação docente: Um caminho para inclusão - formação inicial; formação continuada/importância da formação; Avaliação dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais; Adaptações curriculares e o ensino do aluno com Necessidades Especiais. Nas considerações finais do estudo trazemos as conclusões e as recomendações que permeia a educação, doravante que a escola, sozinha, não conseguirá organizar a educação inclusiva. É preciso que haja muito compromisso e vontade política com a questão, o que envolve investimento na organização das condições físicas, materiais e humanas.