RÁDIO ESCOLAR: UMA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23243 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 297 "inscrito_id" => 2318 "titulo" => "RÁDIO ESCOLAR: UMA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA" "resumo" => "Inspirada no Projeto Aprender a ler, lendo e sobretudo em Motta Rocha (2002), a rádio escolar, vem sendo desenvolvido sob um olhar sóciocultural intitulado Rádio Escolar: Uma parceria para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita, vinculada a proposta de transformação das condições sociais de leiturização dos indivíduos em situação de deficiência na APAE-CG. Assim, implementamos e analisamos o Projeto: “Rádio Escola: Uma parceria no desenvolvimento da oralidade e escrita que envolve todas as salas de aula dessa Instituição totalizando 180 alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla e 15 (quinze) alunos diretamente responsáveis por funcionar a rádio na Instituição.Mediante a realização do Projeto: “Rádio Escola: Uma Parceria do Desenvolvimento das Habilidades da Oralidade, Leitura e Escrita, objetivamos beneficiar e colaborar na construção da oralidade e escrita de maneira espontânea, significativa e prazerosa junto as pessoas com deficiência. O projeto tem por finalidade apresentar contribuições oferecidas pelo uso de uma rádio escolar na leitura, escrita e oralidade dos indivíduos em situação de deficiência, tendo em vista as grandes dificuldades de comunicação oral, leitura e escrita por eles vivenciadas. Nessa perspectiva nosso desejo é de que eles alcancem cada vez mais a sua autonomia e se transformem em protagonistas do processo de aprendizagem. Ler e escrever, durante muito tempo foi considerado decodificar códigos linguísticos,no entanto, esse paradigma foi desconstruído através de observações no cotidiano educacional, dando espaço a um novo modo de pensar e envolver o sujeito de maneira dinâmica, considerando seu conhecimento universal." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "ORALIDADE LEITURA ESCRITA, ORALIDADE LEITURA ESCRITA, ORALIDADE LEITURA ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA6_ID2318_01092016221124.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSILENE SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "ROSILENE SOUSA" "autor_email" => "coordrose@outlook.com" "autor_ies" => "ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23243 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 297 "inscrito_id" => 2318 "titulo" => "RÁDIO ESCOLAR: UMA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA" "resumo" => "Inspirada no Projeto Aprender a ler, lendo e sobretudo em Motta Rocha (2002), a rádio escolar, vem sendo desenvolvido sob um olhar sóciocultural intitulado Rádio Escolar: Uma parceria para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita, vinculada a proposta de transformação das condições sociais de leiturização dos indivíduos em situação de deficiência na APAE-CG. Assim, implementamos e analisamos o Projeto: “Rádio Escola: Uma parceria no desenvolvimento da oralidade e escrita que envolve todas as salas de aula dessa Instituição totalizando 180 alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla e 15 (quinze) alunos diretamente responsáveis por funcionar a rádio na Instituição.Mediante a realização do Projeto: “Rádio Escola: Uma Parceria do Desenvolvimento das Habilidades da Oralidade, Leitura e Escrita, objetivamos beneficiar e colaborar na construção da oralidade e escrita de maneira espontânea, significativa e prazerosa junto as pessoas com deficiência. O projeto tem por finalidade apresentar contribuições oferecidas pelo uso de uma rádio escolar na leitura, escrita e oralidade dos indivíduos em situação de deficiência, tendo em vista as grandes dificuldades de comunicação oral, leitura e escrita por eles vivenciadas. Nessa perspectiva nosso desejo é de que eles alcancem cada vez mais a sua autonomia e se transformem em protagonistas do processo de aprendizagem. Ler e escrever, durante muito tempo foi considerado decodificar códigos linguísticos,no entanto, esse paradigma foi desconstruído através de observações no cotidiano educacional, dando espaço a um novo modo de pensar e envolver o sujeito de maneira dinâmica, considerando seu conhecimento universal." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "ORALIDADE LEITURA ESCRITA, ORALIDADE LEITURA ESCRITA, ORALIDADE LEITURA ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA6_ID2318_01092016221124.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSILENE SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "ROSILENE SOUSA" "autor_email" => "coordrose@outlook.com" "autor_ies" => "ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }