Inspirada no Projeto Aprender a ler, lendo e sobretudo em Motta Rocha (2002), a rádio escolar, vem sendo desenvolvido sob um olhar sóciocultural intitulado Rádio Escolar: Uma parceria para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita, vinculada a proposta de transformação das condições sociais de leiturização dos indivíduos em situação de deficiência na APAE-CG. Assim, implementamos e analisamos o Projeto: “Rádio Escola: Uma parceria no desenvolvimento da oralidade e escrita que envolve todas as salas de aula dessa Instituição totalizando 180 alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla e 15 (quinze) alunos diretamente responsáveis por funcionar a rádio na Instituição.Mediante a realização do Projeto: “Rádio Escola: Uma Parceria do Desenvolvimento das Habilidades da Oralidade, Leitura e Escrita, objetivamos beneficiar e colaborar na construção da oralidade e escrita de maneira espontânea, significativa e prazerosa junto as pessoas com deficiência. O projeto tem por finalidade apresentar contribuições oferecidas pelo uso de uma rádio escolar na leitura, escrita e oralidade dos indivíduos em situação de deficiência, tendo em vista as grandes dificuldades de comunicação oral, leitura e escrita por eles vivenciadas. Nessa perspectiva nosso desejo é de que eles alcancem cada vez mais a sua autonomia e se transformem em protagonistas do processo de aprendizagem. Ler e escrever, durante muito tempo foi considerado decodificar códigos linguísticos,no entanto, esse paradigma foi desconstruído através de observações no cotidiano educacional, dando espaço a um novo modo de pensar e envolver o sujeito de maneira dinâmica, considerando seu conhecimento universal.