Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

RÁDIO ESCOLAR: UMA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA

Palavra-chaves: ORALIDADE LEITURA ESCRITA, ORALIDADE LEITURA ESCRITA, ORALIDADE LEITURA ESCRITA Pôster (PO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23243
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 297
    "inscrito_id" => 2318
    "titulo" => "RÁDIO ESCOLAR: UMA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA"
    "resumo" => "Inspirada no Projeto Aprender a ler, lendo  e sobretudo em Motta Rocha (2002), a rádio escolar, vem sendo desenvolvido sob um olhar sóciocultural  intitulado Rádio Escolar: Uma parceria para o desenvolvimento da oralidade, leitura  e escrita, vinculada a proposta de transformação das condições sociais de leiturização  dos indivíduos em situação de deficiência na APAE-CG. Assim, implementamos e analisamos o Projeto: “Rádio Escola: Uma parceria no desenvolvimento da oralidade e escrita que envolve todas as salas de aula dessa Instituição totalizando 180 alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla e 15 (quinze) alunos diretamente responsáveis por funcionar a rádio na Instituição.Mediante a realização do Projeto: “Rádio Escola: Uma Parceria do Desenvolvimento das Habilidades da Oralidade, Leitura e Escrita, objetivamos  beneficiar  e colaborar na construção da oralidade  e escrita de maneira espontânea, significativa e prazerosa junto as pessoas com deficiência. O projeto tem por finalidade apresentar contribuições oferecidas pelo uso de uma rádio escolar na leitura, escrita e oralidade dos indivíduos em situação de deficiência, tendo em vista as grandes dificuldades de comunicação oral, leitura e escrita por eles vivenciadas. Nessa perspectiva nosso desejo é de que eles alcancem cada vez mais a sua autonomia e se transformem em protagonistas do processo de aprendizagem. Ler e escrever, durante muito tempo foi considerado decodificar códigos linguísticos,no entanto, esse paradigma foi desconstruído através de observações no cotidiano educacional, dando espaço a um novo modo de pensar e envolver o sujeito de maneira dinâmica, considerando seu conhecimento universal."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "ORALIDADE LEITURA ESCRITA, ORALIDADE LEITURA ESCRITA, ORALIDADE LEITURA ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA6_ID2318_01092016221124.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSILENE SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ROSILENE SOUSA"
    "autor_email" => "coordrose@outlook.com"
    "autor_ies" => "ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23243
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 297
    "inscrito_id" => 2318
    "titulo" => "RÁDIO ESCOLAR: UMA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA"
    "resumo" => "Inspirada no Projeto Aprender a ler, lendo  e sobretudo em Motta Rocha (2002), a rádio escolar, vem sendo desenvolvido sob um olhar sóciocultural  intitulado Rádio Escolar: Uma parceria para o desenvolvimento da oralidade, leitura  e escrita, vinculada a proposta de transformação das condições sociais de leiturização  dos indivíduos em situação de deficiência na APAE-CG. Assim, implementamos e analisamos o Projeto: “Rádio Escola: Uma parceria no desenvolvimento da oralidade e escrita que envolve todas as salas de aula dessa Instituição totalizando 180 alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla e 15 (quinze) alunos diretamente responsáveis por funcionar a rádio na Instituição.Mediante a realização do Projeto: “Rádio Escola: Uma Parceria do Desenvolvimento das Habilidades da Oralidade, Leitura e Escrita, objetivamos  beneficiar  e colaborar na construção da oralidade  e escrita de maneira espontânea, significativa e prazerosa junto as pessoas com deficiência. O projeto tem por finalidade apresentar contribuições oferecidas pelo uso de uma rádio escolar na leitura, escrita e oralidade dos indivíduos em situação de deficiência, tendo em vista as grandes dificuldades de comunicação oral, leitura e escrita por eles vivenciadas. Nessa perspectiva nosso desejo é de que eles alcancem cada vez mais a sua autonomia e se transformem em protagonistas do processo de aprendizagem. Ler e escrever, durante muito tempo foi considerado decodificar códigos linguísticos,no entanto, esse paradigma foi desconstruído através de observações no cotidiano educacional, dando espaço a um novo modo de pensar e envolver o sujeito de maneira dinâmica, considerando seu conhecimento universal."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "ORALIDADE LEITURA ESCRITA, ORALIDADE LEITURA ESCRITA, ORALIDADE LEITURA ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA6_ID2318_01092016221124.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSILENE SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ROSILENE SOUSA"
    "autor_email" => "coordrose@outlook.com"
    "autor_ies" => "ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Inspirada no Projeto Aprender a ler, lendo e sobretudo em Motta Rocha (2002), a rádio escolar, vem sendo desenvolvido sob um olhar sóciocultural intitulado Rádio Escolar: Uma parceria para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita, vinculada a proposta de transformação das condições sociais de leiturização dos indivíduos em situação de deficiência na APAE-CG. Assim, implementamos e analisamos o Projeto: “Rádio Escola: Uma parceria no desenvolvimento da oralidade e escrita que envolve todas as salas de aula dessa Instituição totalizando 180 alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla e 15 (quinze) alunos diretamente responsáveis por funcionar a rádio na Instituição.Mediante a realização do Projeto: “Rádio Escola: Uma Parceria do Desenvolvimento das Habilidades da Oralidade, Leitura e Escrita, objetivamos beneficiar e colaborar na construção da oralidade e escrita de maneira espontânea, significativa e prazerosa junto as pessoas com deficiência. O projeto tem por finalidade apresentar contribuições oferecidas pelo uso de uma rádio escolar na leitura, escrita e oralidade dos indivíduos em situação de deficiência, tendo em vista as grandes dificuldades de comunicação oral, leitura e escrita por eles vivenciadas. Nessa perspectiva nosso desejo é de que eles alcancem cada vez mais a sua autonomia e se transformem em protagonistas do processo de aprendizagem. Ler e escrever, durante muito tempo foi considerado decodificar códigos linguísticos,no entanto, esse paradigma foi desconstruído através de observações no cotidiano educacional, dando espaço a um novo modo de pensar e envolver o sujeito de maneira dinâmica, considerando seu conhecimento universal.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.