Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A CONCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE ARTICULAÇÃO DO CONTEÚDO PEDAGÓGICO FRENTE AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS)

Palavra-chaves: TDIC, ENSINO APRENDIZAGEM, DOCENTES Pôster (PO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22496
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 384
    "inscrito_id" => 175
    "titulo" => "A CONCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE ARTICULAÇÃO DO CONTEÚDO PEDAGÓGICO FRENTE AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS)"
    "resumo" => "Este Estudo discute como os professores de uma escola pública do município de Barra de Santa Rosa – PB tem tratado a utilização das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem como forma de inclusão. O trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória e procedeu-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto, no município supracitado. A amostra corresponde a 10 docentes que lecionam no ensino médio da rede estadual da referida escola. Os dados foram obtidos através de questionário semiestruturado. Foi constatado que nem todos os docentes envolvidos na pesquisa são usuários de algum tipo das TDIC em suas aulas, dos quais, apenas alguns afirmaram utilizá-las nas suas atividades docentes. Os professores envolvidos reconheceram várias potencialidades das novas tecnologias, mas revelaram que usá-las de modo integrado ainda é um desafio a ser superado, ficando evidente que na formação de professores necessita-se relacionar à prática as novas tecnologias, para que as ações destes docentes possam estar mais voltadas para os anseios e demandas do cotidiano nas salas de aula, em dias atuais e futuros. Deste modo se proporcionará a expansão da emancipação docente frente ao uso das TDIC e inclusão destas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "TDIC, ENSINO APRENDIZAGEM, DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA2_ID175_03092016184710.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILEIDE SANTOS FREIRE"
    "autor_nome_curto" => "MARILEIDE"
    "autor_email" => "marileide.freire@hotmail."
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22496
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 384
    "inscrito_id" => 175
    "titulo" => "A CONCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE ARTICULAÇÃO DO CONTEÚDO PEDAGÓGICO FRENTE AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS)"
    "resumo" => "Este Estudo discute como os professores de uma escola pública do município de Barra de Santa Rosa – PB tem tratado a utilização das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem como forma de inclusão. O trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória e procedeu-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto, no município supracitado. A amostra corresponde a 10 docentes que lecionam no ensino médio da rede estadual da referida escola. Os dados foram obtidos através de questionário semiestruturado. Foi constatado que nem todos os docentes envolvidos na pesquisa são usuários de algum tipo das TDIC em suas aulas, dos quais, apenas alguns afirmaram utilizá-las nas suas atividades docentes. Os professores envolvidos reconheceram várias potencialidades das novas tecnologias, mas revelaram que usá-las de modo integrado ainda é um desafio a ser superado, ficando evidente que na formação de professores necessita-se relacionar à prática as novas tecnologias, para que as ações destes docentes possam estar mais voltadas para os anseios e demandas do cotidiano nas salas de aula, em dias atuais e futuros. Deste modo se proporcionará a expansão da emancipação docente frente ao uso das TDIC e inclusão destas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "TDIC, ENSINO APRENDIZAGEM, DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA2_ID175_03092016184710.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILEIDE SANTOS FREIRE"
    "autor_nome_curto" => "MARILEIDE"
    "autor_email" => "marileide.freire@hotmail."
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Este Estudo discute como os professores de uma escola pública do município de Barra de Santa Rosa – PB tem tratado a utilização das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem como forma de inclusão. O trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória e procedeu-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto, no município supracitado. A amostra corresponde a 10 docentes que lecionam no ensino médio da rede estadual da referida escola. Os dados foram obtidos através de questionário semiestruturado. Foi constatado que nem todos os docentes envolvidos na pesquisa são usuários de algum tipo das TDIC em suas aulas, dos quais, apenas alguns afirmaram utilizá-las nas suas atividades docentes. Os professores envolvidos reconheceram várias potencialidades das novas tecnologias, mas revelaram que usá-las de modo integrado ainda é um desafio a ser superado, ficando evidente que na formação de professores necessita-se relacionar à prática as novas tecnologias, para que as ações destes docentes possam estar mais voltadas para os anseios e demandas do cotidiano nas salas de aula, em dias atuais e futuros. Deste modo se proporcionará a expansão da emancipação docente frente ao uso das TDIC e inclusão destas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.