Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

(IN)FORMAÇÃO PEDAGÓGICA A LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA PARA A INCLUSÃO

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL, PRÁTICA DOCENTE, INCLUSÃO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22479
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 709
    "inscrito_id" => 2459
    "titulo" => "(IN)FORMAÇÃO PEDAGÓGICA A LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA PARA A INCLUSÃO"
    "resumo" => "Resumo: Há um bom tempo que a educação de ensino superior tem sido oferecida a larga escala para todos aqueles que tem o intuito de se formar em uma graduação. Os estudos que são realizados como Educação de Ensino a Distância tem avançado em todo o país e facilitado à inserção de muitos até que já haviam abandonado os estudos por um bom considerável tempo. O que é mais evidente perceber o quanto os cursos de pedagogia têm sido procurado por muitos adultos que despertaram o desejo em ser professores. Assim, como os que estudam esse curso, em sua grande parte, têm a pretensão de atuar em sala de aula, destacamos o quanto é importante que o processo de ensino aprendizado para esse público seja voltado para as práticas do cotidiano escolar e nisso insere-se a inclusão escolar. Partindo dessa perspectiva é convidativo que o professor torne-se um pesquisador de suas ações e, como irá trabalhar diretamente com crianças, valer-se da literatura infantil para estudar algumas questões pertinentes ao contexto que a criança está inserida. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância do trabalho em sala de aula com literatura visando à inclusão escolar, mas que esses estudos precisam ser embasados ao aluno na formação docente. Participaram como sujeitos 26 alunos de um pólo educacional da IESM na cidade de Pedra Lavrada do curso de Pedagogia EAD. Como metodologia utilizamos observações das aulas, anotações em vários momentos dos encontros, além de estudiosos que reforçaram nossa pesquisa como Machado (2001), Silva; Simplício( 2009), Abramovich ( 2004), Carvalho (2010),dentre outros. A pesquisa concluída revelou que o quanto é importante trabalhar com literatura infantil a fim de explorar a temática da educação inclusiva. Pesquisas como essa são positivas para conhecer sobre de que forma os trabalhos com literaturas infantis podem contribuir para a diminuição da exclusão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, PRÁTICA DOCENTE, INCLUSÃO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA15_ID2459_13102016163814.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERMANA ESMERINA DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "GERMANA"
    "autor_email" => "germanadiniz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22479
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 709
    "inscrito_id" => 2459
    "titulo" => "(IN)FORMAÇÃO PEDAGÓGICA A LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA PARA A INCLUSÃO"
    "resumo" => "Resumo: Há um bom tempo que a educação de ensino superior tem sido oferecida a larga escala para todos aqueles que tem o intuito de se formar em uma graduação. Os estudos que são realizados como Educação de Ensino a Distância tem avançado em todo o país e facilitado à inserção de muitos até que já haviam abandonado os estudos por um bom considerável tempo. O que é mais evidente perceber o quanto os cursos de pedagogia têm sido procurado por muitos adultos que despertaram o desejo em ser professores. Assim, como os que estudam esse curso, em sua grande parte, têm a pretensão de atuar em sala de aula, destacamos o quanto é importante que o processo de ensino aprendizado para esse público seja voltado para as práticas do cotidiano escolar e nisso insere-se a inclusão escolar. Partindo dessa perspectiva é convidativo que o professor torne-se um pesquisador de suas ações e, como irá trabalhar diretamente com crianças, valer-se da literatura infantil para estudar algumas questões pertinentes ao contexto que a criança está inserida. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância do trabalho em sala de aula com literatura visando à inclusão escolar, mas que esses estudos precisam ser embasados ao aluno na formação docente. Participaram como sujeitos 26 alunos de um pólo educacional da IESM na cidade de Pedra Lavrada do curso de Pedagogia EAD. Como metodologia utilizamos observações das aulas, anotações em vários momentos dos encontros, além de estudiosos que reforçaram nossa pesquisa como Machado (2001), Silva; Simplício( 2009), Abramovich ( 2004), Carvalho (2010),dentre outros. A pesquisa concluída revelou que o quanto é importante trabalhar com literatura infantil a fim de explorar a temática da educação inclusiva. Pesquisas como essa são positivas para conhecer sobre de que forma os trabalhos com literaturas infantis podem contribuir para a diminuição da exclusão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, PRÁTICA DOCENTE, INCLUSÃO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA15_ID2459_13102016163814.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERMANA ESMERINA DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "GERMANA"
    "autor_email" => "germanadiniz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Resumo: Há um bom tempo que a educação de ensino superior tem sido oferecida a larga escala para todos aqueles que tem o intuito de se formar em uma graduação. Os estudos que são realizados como Educação de Ensino a Distância tem avançado em todo o país e facilitado à inserção de muitos até que já haviam abandonado os estudos por um bom considerável tempo. O que é mais evidente perceber o quanto os cursos de pedagogia têm sido procurado por muitos adultos que despertaram o desejo em ser professores. Assim, como os que estudam esse curso, em sua grande parte, têm a pretensão de atuar em sala de aula, destacamos o quanto é importante que o processo de ensino aprendizado para esse público seja voltado para as práticas do cotidiano escolar e nisso insere-se a inclusão escolar. Partindo dessa perspectiva é convidativo que o professor torne-se um pesquisador de suas ações e, como irá trabalhar diretamente com crianças, valer-se da literatura infantil para estudar algumas questões pertinentes ao contexto que a criança está inserida. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância do trabalho em sala de aula com literatura visando à inclusão escolar, mas que esses estudos precisam ser embasados ao aluno na formação docente. Participaram como sujeitos 26 alunos de um pólo educacional da IESM na cidade de Pedra Lavrada do curso de Pedagogia EAD. Como metodologia utilizamos observações das aulas, anotações em vários momentos dos encontros, além de estudiosos que reforçaram nossa pesquisa como Machado (2001), Silva; Simplício( 2009), Abramovich ( 2004), Carvalho (2010),dentre outros. A pesquisa concluída revelou que o quanto é importante trabalhar com literatura infantil a fim de explorar a temática da educação inclusiva. Pesquisas como essa são positivas para conhecer sobre de que forma os trabalhos com literaturas infantis podem contribuir para a diminuição da exclusão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.