A sociedade contemporânea possui novos modos de pensar a escola, o estudante, o professor, e a sala de aula. Estamos inseridos em uma realidade imediatista, do agora, de relações fluidas acarretadas por transformações econômicas, tecnológicas, sociais e culturais acompanhada pelo nascimento do século XXI. Assim, a escola possui a necessidade de buscar responder aos novos anseios desse novo contexto social, no entanto, o espaço escolar muitas vezes não permite que essas mudanças sejam trabalhadas de modo que possibilite o indivíduo perceber o mundo a sua volta de forma crítica, por inúmeros motivos, entre eles os materiais didáticos possuem grande responsabilidade, pois, ainda estamos presos a reprodução do livro didático, e ao quadro, em um tempo que as novas tecnologias ganham espaços cada vez maiores. O presente trabalho busca refletir sobre a educação pública, o ensino de história, as dificuldades e as possibilidades das TICs em sala de aula como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. A avalanche de informações que temos diariamente seja por meio de computadores, celulares, tabletes, entre outros, é extremamente sedutora. Trazer esse mundo tecnológico em que a grande maioria dos estudantes está inserida para o ensino de história é essencial. Assim, as discussões a cerca desse assunto é altamente necessária para refletirmos como essas ferramentas influenciam sobre o ensino, sobre o fazer docente e a aprendizagem dos alunos. Para desenvolver essa pesquisa, foi necessário o aprofundamento de conhecimentos através de fontes bibliográficas: revistas, artigos e livros de onde foram extraídas informações, opiniões, citações e conceitos, por meio de uma leitura minuciosamente trabalhada.