UMA REALIDADE POSSÍVEL: A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23324 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 507 "inscrito_id" => 2170 "titulo" => "UMA REALIDADE POSSÍVEL: A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "A sociedade contemporânea possui novos modos de pensar a escola, o estudante, o professor, e a sala de aula. Estamos inseridos em uma realidade imediatista, do agora, de relações fluidas acarretadas por transformações econômicas, tecnológicas, sociais e culturais acompanhada pelo nascimento do século XXI. Assim, a escola possui a necessidade de buscar responder aos novos anseios desse novo contexto social, no entanto, o espaço escolar muitas vezes não permite que essas mudanças sejam trabalhadas de modo que possibilite o indivíduo perceber o mundo a sua volta de forma crítica, por inúmeros motivos, entre eles os materiais didáticos possuem grande responsabilidade, pois, ainda estamos presos a reprodução do livro didático, e ao quadro, em um tempo que as novas tecnologias ganham espaços cada vez maiores. O presente trabalho busca refletir sobre a educação pública, o ensino de história, as dificuldades e as possibilidades das TICs em sala de aula como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. A avalanche de informações que temos diariamente seja por meio de computadores, celulares, tabletes, entre outros, é extremamente sedutora. Trazer esse mundo tecnológico em que a grande maioria dos estudantes está inserida para o ensino de história é essencial. Assim, as discussões a cerca desse assunto é altamente necessária para refletirmos como essas ferramentas influenciam sobre o ensino, sobre o fazer docente e a aprendizagem dos alunos. Para desenvolver essa pesquisa, foi necessário o aprofundamento de conhecimentos através de fontes bibliográficas: revistas, artigos e livros de onde foram extraídas informações, opiniões, citações e conceitos, por meio de uma leitura minuciosamente trabalhada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, TECNOLOGIAS, SALA DE AULA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID2170_01102016141634.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARCIA MACIEL" "autor_nome_curto" => "ANA MÁRCIA " "autor_email" => "marciamaciel29@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23324 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 507 "inscrito_id" => 2170 "titulo" => "UMA REALIDADE POSSÍVEL: A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "A sociedade contemporânea possui novos modos de pensar a escola, o estudante, o professor, e a sala de aula. Estamos inseridos em uma realidade imediatista, do agora, de relações fluidas acarretadas por transformações econômicas, tecnológicas, sociais e culturais acompanhada pelo nascimento do século XXI. Assim, a escola possui a necessidade de buscar responder aos novos anseios desse novo contexto social, no entanto, o espaço escolar muitas vezes não permite que essas mudanças sejam trabalhadas de modo que possibilite o indivíduo perceber o mundo a sua volta de forma crítica, por inúmeros motivos, entre eles os materiais didáticos possuem grande responsabilidade, pois, ainda estamos presos a reprodução do livro didático, e ao quadro, em um tempo que as novas tecnologias ganham espaços cada vez maiores. O presente trabalho busca refletir sobre a educação pública, o ensino de história, as dificuldades e as possibilidades das TICs em sala de aula como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. A avalanche de informações que temos diariamente seja por meio de computadores, celulares, tabletes, entre outros, é extremamente sedutora. Trazer esse mundo tecnológico em que a grande maioria dos estudantes está inserida para o ensino de história é essencial. Assim, as discussões a cerca desse assunto é altamente necessária para refletirmos como essas ferramentas influenciam sobre o ensino, sobre o fazer docente e a aprendizagem dos alunos. Para desenvolver essa pesquisa, foi necessário o aprofundamento de conhecimentos através de fontes bibliográficas: revistas, artigos e livros de onde foram extraídas informações, opiniões, citações e conceitos, por meio de uma leitura minuciosamente trabalhada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, TECNOLOGIAS, SALA DE AULA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID2170_01102016141634.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARCIA MACIEL" "autor_nome_curto" => "ANA MÁRCIA " "autor_email" => "marciamaciel29@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }