Devido à politica educacional atual, os atores sociais com algum tipo de deficiência estão matriculados na escola regular. Porém, neste processo de inclusão escolar existem grandes dificuldades enfrentadas, tanto pelos alunos, como pelos educadores. Muitos professores se julgam não preparados pedagogicamente para dar o auxilio necessário aos alunos ou não conseguem compreender as habilidades de tais aprendizes. Muitos alunos com deficiência, a exemplo de alunos com deficiência visual, precisam de um atendimento educacional especializado, o qual exige adaptações no currículo escolar e nas práticas pedagógicas. Assim, o presente estudo tem como objetivo principal investigar a mediação dos jogos matemáticos no processo de ensino e aprendizagem de dois alunos cegos matriculados no Ensino Fundamental I de uma escola estadual de Campina Grande, PB. Utilizamos a observação participante como instrumento metodológico, a qual foi realizada no período de setembro a novembro no Instituto dos Cegos e no período de março a maio de 2015 e sala de recurso multifuncional de uma escola publica da rede estadual de ensino, ambas em Campina Grande, Paraíba. Os resultados indicaram que a utilização de materiais áudio-descritivos, assim como materiais concretos, a exemplo dos jogos matemáticos, contribuem significantemente no processo de ensino e aprendizagem da matemática com alunos cegos. Concluímos que os jogos matemáticos, como o dourado, o ábaco e o soroban facilitam significativamente os alunos com deficiência visual, cegos ou baixa visual, a assimilarem os conteúdos matemáticos.