DESAFIOS FORMATIVOS VIVENCIADOS E SUPERADOS PELOS PROFESSORES DO MUNÍCIPIO DE AGRESTINA - PE PARA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22808 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 919 "inscrito_id" => 3961 "titulo" => "DESAFIOS FORMATIVOS VIVENCIADOS E SUPERADOS PELOS PROFESSORES DO MUNÍCIPIO DE AGRESTINA - PE PARA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS" "resumo" => "Este artigo é fruto das discussões, observações, análises e estudos que emergiram de uma pesquisa de campo realizada no município de Agrestina-PE, tendo como objeto de estudo os desafios formativos enfrentados e vivenciados pelos professores seja pela falta de experiência profissional para o trabalho de crianças com necessidades educativas especiais ou pela ausência de formação inicial e continuada dos docentes. Nossos dados foram colhidos através de entrevistas, conversas informais, diário de campo e observação participante onde elencamos duas categorias de análise, a primeira discutindo e refletindo sobre o conceito de inclusão e suas implicações no contexto escolar e a segunda estabelecendo diálogos entre os estudiosos da área e as experiências vivenciadas no campo empírico em relação à escassez de formação inicial e continuada adequadas para proporcionar suporte nas atividades pedagógicas pensadas, planejadas e desenvolvidas pelos professores para os alunos com necessidades educativas especiais. Dentre nossas vivências e experiências construídas em contato com os sujeitos de nossa pesquisa destacamos as angústias e os receios que permeiam as práticas e ações pedagógicas dos professores voltados para as crianças com necessidades educativas especiais. Inicialmente, nos comprometemos a apresentar a trajetória histórica da Inclusão destacando os avanços e os desafios no âmbito da escola e nos processos de formação inicial e continuada de professores. Logo após buscamos compor um diálogo entre teóricos, estudiosos e pesquisadores que tratam da inclusão e os dados colhidos em nossa pesquisa. Como resultado, concluímos ser primordial a formação inicial e continuada dos professores para que o processo inclusivo e atendimento de crianças com necessidades especiais possam, de fato, serem efetivadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID3961_23102016155919.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERA MIRELLE FLORENCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MIRELLE" "autor_email" => "ciceramirelle@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22808 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 919 "inscrito_id" => 3961 "titulo" => "DESAFIOS FORMATIVOS VIVENCIADOS E SUPERADOS PELOS PROFESSORES DO MUNÍCIPIO DE AGRESTINA - PE PARA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS" "resumo" => "Este artigo é fruto das discussões, observações, análises e estudos que emergiram de uma pesquisa de campo realizada no município de Agrestina-PE, tendo como objeto de estudo os desafios formativos enfrentados e vivenciados pelos professores seja pela falta de experiência profissional para o trabalho de crianças com necessidades educativas especiais ou pela ausência de formação inicial e continuada dos docentes. Nossos dados foram colhidos através de entrevistas, conversas informais, diário de campo e observação participante onde elencamos duas categorias de análise, a primeira discutindo e refletindo sobre o conceito de inclusão e suas implicações no contexto escolar e a segunda estabelecendo diálogos entre os estudiosos da área e as experiências vivenciadas no campo empírico em relação à escassez de formação inicial e continuada adequadas para proporcionar suporte nas atividades pedagógicas pensadas, planejadas e desenvolvidas pelos professores para os alunos com necessidades educativas especiais. Dentre nossas vivências e experiências construídas em contato com os sujeitos de nossa pesquisa destacamos as angústias e os receios que permeiam as práticas e ações pedagógicas dos professores voltados para as crianças com necessidades educativas especiais. Inicialmente, nos comprometemos a apresentar a trajetória histórica da Inclusão destacando os avanços e os desafios no âmbito da escola e nos processos de formação inicial e continuada de professores. Logo após buscamos compor um diálogo entre teóricos, estudiosos e pesquisadores que tratam da inclusão e os dados colhidos em nossa pesquisa. Como resultado, concluímos ser primordial a formação inicial e continuada dos professores para que o processo inclusivo e atendimento de crianças com necessidades especiais possam, de fato, serem efetivadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID3961_23102016155919.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERA MIRELLE FLORENCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MIRELLE" "autor_email" => "ciceramirelle@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }