A inclusão do estudante surdo em sala de aula comum do ensino regular foi questionada nos últimos anos, principalmente, em função dos constantes desempenhos negativos apresentados por eles. Diante disso, a educação de surdos tem sido amplamente discutida, sobretudo quando se trata de assegurar a esse público uma educação bilíngue, na qual a língua de sinais se apresenta como primeira língua e a língua oficial do país como segunda. Para que o professor desenvolva práticas pedagógicas inclusivas que possibilitem o acesso e a permanência desses estudantes na escola, bem como uma aprendizagem significativa, é necessário considerar as especificidades linguísticas do estudante surdo independente do nível escolar que ele se encontre. Assim, O objetivo deste estudo é investigar as práticas pedagógicas inclusivas utilizadas no processo de alfabetização e letramento de estudantes surdos no contexto da educação bilíngue. A pesquisa foi realizada em duas salas regulares bilíngues para estudantes surdos da rede municipal de ensino da cidade do Recife. Participaram deste estudo professores e estudantes surdos. A coleta de dados ocorreu mediante dois momentos, o primeiro por meio de uma entrevista semiestruturada e, o segundo, por meio de quatro observações feitas em dias diferentes. Os dados formam analisados de acordo com a proposta de análise de conteúdos de Bardin. Os resultados revelaram que as práticas pedagógicas dos professores das salas observadas estão alinhadas aos princípios da educação bilíngue, na qual o estudante surdo tem a garantia de um ensino acessível, considerando as suas especificidades linguísticas e tendo como língua de instrução a língua de sinais.