Resumo: Este artigo permite levar os conhecimentos sobre o desafio de criar as sessões de estudos em altas habilidades/Superdotação na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande, possibilitando a ampliação de ações educativas da Educação Especial do tema em estudo. Estudar a referida temática, inicialmente com os técnicos da Secretaria de Educação, é deparar-se com o desafio de proporcionar para estes, o subsídio teórico e prático acerca do assunto, disseminando ações pedagógicas na perspectiva inclusiva a todos os educadores (as) da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande-Paraíba. Abraçar essa ação educativa, contempla as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, além de outros marcos legais que garantem direitos a este público-alvo. A qualificação dos educadores (Gestor, Técnico, Professor da Sala Regular, Professor da Sala de Recursos Multifuncionais, Cuidadores, Pessoal de Apoio, Merendeira, Vigia e a Família) é de fundamental importância para a inclusão escolar (acesso, permanência, participação, autonomia e aprendizado do aluno superdotado e com altas habilidades).
Palavras-chave: Educação Especial, Altas habilidades/Superdotação, Inclusão, Formação, Marcos Legais.