Com as transformações ocorridas na educação especial em nosso país, verifica-se uma perspectiva atualmente voltada para educação inclusiva, com vistas à evolução na legislação vigente e pertinente ao tema, no entanto, ainda esperamos um avanço em relação a uma legislação especifica e ao reconhecimento do profissional Cuidador Escolar, que tem contribuído nos bastidores dessa educação especial, como um mediador no processo ensino-aprendizagem para alunos com necessidades educativas especiais. O objetivo desta pesquisa é destacar a importância do profissional Cuidador Escolar dentro do processo da Educação Especial, bem como, inseri-lo no plano pedagógico das unidades educacionais, bem como, uma legislação especifica sobre esse profissional. A base material para a pesquisa teve como público-alvo deste estudo, os agentes pedagogos/acadêmicos que prestam serviços socioassistenciais na função de Cuidador Escolar, utilizando suas experiências vivenciadas junto a uma Escola Municipal na cidade de Campina Grande – PB. Este trabalho cientifico caracterizou-se como sendo uma pesquisa-ação, realizada através da observação, da experimentação e da coleta de informações sobre a atuação desse profissional no cotidiano escolar. Após a coleta e análise dos dados, observaram-se vários aspectos dessa profissão: ausência de lei especifica e de literatura sobre o tema, formação acadêmica adequada, dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar e a importância de reconhecer a sua contribuição dentro do sistema educacional. Ao final, idealizamos a importância do profissional Cuidador Escolar, não apenas na prestação do serviço socioassistencial, como é o caso das demais categorias de Cuidadores, que prestam relevantes serviços, mas, numa perspectiva de contribuição para o processo de ensino-aprendizagem da educação especial, da inclusão social e na melhoria da qualidade do ensino público regular.