A inclusão escolar dos diversos sujeitos que reivindicam acesso à escola brasileira ocupa um lugar de destaque nos desafios da educação contemporânea. São negros, índios, mestiços, homossexuais, pobres, camponeses, pessoa deficientes, dentre outros, que chegam à escola pelo viés das lutas sociais que afirmaram a educação como direto de todos e dever do Estado. Esta realidade exige a efetiva inclusão desses sujeitos, reconhecendo seus direitos e diferenças. Algumas possibilidades de abordagem desta questão são discutidas neste artigo mediante a problematização das relações entre diversidade e inclusão/exclusão escolar. Para tanto, realizamos um estudo bibliográfico acerca de diferentes concepções de inclusão, currículo e diversidade. Inicialmente, destacamos a importância do acesso à escola pública como espaço de democratização do conhecimento, especialmente para os sujeitos que se encontram em condições de exclusão social. Fazemos também uma breve caracterização da diversidade que caracteriza os sujeitos que reivindicam acesso à educação e comentamos concepções de diversidade que respaldam a defesa da inclusão de todos os alunos na escola regular. Em seguida, apresentamos e comentamos concepções de currículo e sua relação com a inclusão escolar, além de destacar a introdução da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo escolar e a adoção da educação especial na perspectiva da educação inclusiva como importantes conquistas legais desses sujeitos. Por fim, concluímos afirmando a importância dos estudos teóricos a respeito das relações entre diversidade, desigualdade e inclusão, reconhecendo a importância das conquistas legais e observando que estas, assim como os avanços nas concepções teóricas e políticas nem sempre correspondem ao reconhecimento da igualdade na diferença e à conquista de justiça social.