Este artigo é fruto do meu trabalho de conclusão de curso, intitulado “As redes sociais na educação – refletindo a experiência do Projeto Prolicen”. Fruto da minha participação como bolsista, o projeto objetivava proporcionar: 1. a formação teórica sobre as redes sociais e as Novas Tecnologias; 2. historicizar o desenvolvimento destas redes na sociedade; 3. elaborar ambientes educativos personalizados, com ações planejadas nas redes sociais e 4. auxiliar os participantes na criação e utilização das redes com vistas a orientar, por meio da realização de um minicurso, do qual fui monitora, o manuseio e o desenvolvimento de técnicas para a realização de atividades educativas. Em ambos os trabalhos realizados, trabalhamos as redes sociais como ferramentas pedagógicas de inclusão digital, desde que estivessem direcionadas para uma finalidade educativa. Nossa proposta, para este artigo, é de apresentar meios e funções para a utilização destas redes dentro da sala de aula, mas também fora dos muros da escola. Priorizamos a discussão teórica sobre as redes sociais mais utilizadas atualmente, quais sejam o Facebook, WhatsApp, Blog e YouTube e traçamos desde a concepção/definição destas redes até o seu surgimento e utilização no cenário educacional. Apresentamos ainda suas possibilidades pedagógicas e situamos o leitor em redes já renomadamente reconhecidas como educativas. Sabemos que, atualmente, elas fazem parte da rotina de milhares de pessoas por todo o mundo, influenciando no surgimento de novas formas de incluir, produzir, criar, ler e compartilhar conteúdos. Diante deste esboço dos caminhos percorridos, nos amparamos em teóricos como João Mattar e Carlos Morais, dentre outros, que se dedicam a estudar as TIC e suas relações com a Educação.