Este estudo buscou investigar as estratégias didático-pedagógicas realizadas em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de referência na rede municipal ensino de Recife, no sentido de compreender os desafios que se apresentam nas dificuldades e possibilidades de trabalhar a Educação Ambiental com crianças de 4 anos. Consideramos a necessidade da existência de práticas educativas socioambientais inovadoras que devem ser inseridas desde a primeira infância, sendo fundamentadas para resolver questões socioambientais reais, abordadas numa dimensão transdisciplinar, voltadas para a cidadania e para a formação de atitudes sustentáveis. O objetivo deste estudo foi investigar as práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil, vivenciadas por um grupo infantil 4, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Nesse sentido, indagamos quais os desafios de trabalhar a Educação Ambiental para a formação de atitudes na Educação Infantil? Trata-se de um Estudo de Caso, de cunho qualitativo, que investiga as estratégias educativas, através de observações, entrevistas semiestruturadas e análise documental, objetivando analisar os dados através da triangulação dos mesmos, correlacionados com a fundamentação teórica que o subsidiou. A pertinência desta pesquisa na Educação Infantil se justifica devido à necessidade de o ser humano, desde cedo, estar envolvido em ações que promovam a sua formação integral, contribuído, assim, na formação de atitudes comprometidas com a sustentabilidade do planeta. Os resultados apontam para um repensar das práticas didático-pedagógicas de Educação Ambiental na Educação Infantil a partir da efetiva ruptura com as bases conservadoras da educação para a formação de atitudes e a necessidade de Formação continuada para professores que contemple criticamente essa dimensão pedagógica e relação com a Educação Ambiental.