Ao verificar o desempenho dos alunos da Escola Municipal Joaquim Limeira de Queiroz, situada na cidade de Puxinanã, localizada no Agreste da Paraíba e da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Antônio F. Medeiros, situada na cidade de Malta, localizada no Sertão paraibano, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Pública (OBMEP) nos anos de 2013, 2014 e 2015, foi possível identificar a grande evolução que esta avaliação trouxe aos nossos alunos no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem. Sentimos fortemente essas relações em escolas onde a organização para participar da OBMEP é mais intensa. Existe um sentimento de juntar amigos, colegas e professores para resolver problemas. Com este artigo, temos o objetivo de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, além disso, oferecer aos professores de Matemática, alunos e interessados no assunto, um conjunto de informações sobre a OBMEP, visando estimular e despertar seu interesse em participar, como também incitar o aumento na participação dos alunos nessa olimpíada, procurando entendê-la como um instrumento de auxílio para o ensino da Matemática.