Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

RITMÁXIMO: SOFTWARE LIVRE PARA CRIANÇAS CEGAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MUSICAL PARA CEGOS, SOFTWARE PARA CEGOS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TECNOLOGIA ASSISTIVA Comunicação Oral (CO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho descreve a proposta de criação, desenvolvimento e teste de um software livre cujo objetivo principal é proporcionar a crianças cegas o aprimoramento de seu conhecimento musical (em especial o conhecimento rítmico). O programa em questão será parte integrante do DOSVOX, um dos mais importantes sistemas brasileiros criado exclusivamente para possibilitar que pessoas com deficiência visual manipulem computadores com absoluta independência. Se chamará RITMÁXIMO e terá um banco de dados no qual estarão arquivadas descrições de diversos ritmos, trechos de músicas nesses estilos, informações sobre os autores dessas composições, dados sobre diferentes instrumentos musicais e, o essencial: uma lista de timbres, em sua maioria de instrumentos de percussão. Este banco de dados trará ainda faixas combinando esses timbres, o que resultará na reprodução de variados ritmos. Estes ritmos serão objeto de identificação e, especialmente, de interação com os jogadores. Na atividade principal, o usuário escutará determinados toques e tentará reproduzí-los através da digitação das teclas de seu próprio teclado (o do computador). Ao final, será avaliado de acordo com seu desempenho. Além desta, outras atividades serão oferecidas pelo produto, como a gravação de composições criadas pelo usuário, agrupando quantos timbres este quiser. Estima-se que, num período de 18 meses, seja possível criar um protótipo, aperfeiçoá-lo com um grupo de cobaias deficientes visuais, testar o produto definitivo com este mesmo coletivo, observar e documentar os resultados e, finalmente, disponibilizá-lo no mercado gratuitamente. O grupo de usuários que testará o programa terá faixa etária entre 6 e 11 anos e será formado por alunos do Ensino Fundamental I do Instituto Benjamin Constant. A pretensão maior desta proposta é o enriquecimento do conhecimento musical de crianças cegas através de um produto gratuito que pode ser usado tanto dentro da escola como fora dela.

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