Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, na qual se utilizou uma abordagem qualitativa. O presente trabalho tem por objetivo verificar como os professores de uma escola pública do município de Patos, Estado da Paraíba, avaliam a inclusão do aluno com deficiência no ensino regular e se eles consideram a escola como sendo um espaço para todos. O processo de inclusão do portador de deficiência ocorra no ensino regular de forma efetiva, a escola precisa mudar o seu próprio perfil e torna-se inclusiva. A educação de qualidade é sinônimo de ‘educação inclusiva’. Para o exposto, ao se procurar produzir uma educação de qualidade, necessariamente estará se dando passos em direção de uma escola inclusiva, possuidora de espaços para todos. Dito com outras palavras, para que uma escola seja considerada inclusiva, esta precisa oferecer uma educação de qualidade. E esta é a condição para que o processo de inclusão se concretize. Através dos dados coletados, constatou-se também que grande parte dos entrevistados entende que o maior obstáculo ao processo de concretização da escola inclusiva, diz respeito à falta de professores qualificados para auxiliar nesse processo. Entretanto, não há consenso entre a amostra entrevistada quanto aos instrumentos jurídicos, se os mesmos são suficientes ou não para estruturarem devidamente a educação inclusiva. Quase todos os entrevistados já trabalharam ou trabalham com alunos portadores de deficiências e isto foi por demais relevante, porque demonstram que eles podem melhor opinar sobre a participação deste aluno na sala de aula do ensino regular. Verificou-se também que a grande maioria dos entrevistados não enfrenta ou não enfrentou nenhuma dificuldade trabalhando com alunos portadores de algum tipo de deficiência.