O presente estudo objetivou verificar as estratégias didáticas utilizadas por professores de Química perante a educação inclusiva e analisar quais propostas pedagógicas que estes utilizam que possibilitem a educação inclusiva de alunos que apresentam alguma limitação no processo de aprendizagem fazendo uma comparação com o que se recomenda na literatura e, avaliar a relevância da educação inclusiva no contexto escolar pelos professores de ciências da natureza bem como, sua formação docente. Os participantes da pesquisa foram cinco professores de Química das Escolas Publicas da Cidade de Arara PB, como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado, que avaliou o entendimento dos professores na temática em questão, bem como, suas estratégias didáticas no processo de ensino- aprendizagem dos alunos. Os resultados foram categorizados e analisados utilizando os pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin (2002), trata-se de uma análise clássica e prática de materiais textuais, que tem o objetivo de trabalhar com palavras e expressões significativas encontradas nos textos, que visa ultrapassar as incertezas e enriquecer a leitura dos textos e dadas analisados. Para a autora, trata-se de um conjunto de técnicas de análise das comunicações, que busca utilizar procedimentos sistemáticos e objetivos presentes nos conteúdos das mensagens. Os resultados obtidos evidenciaram que os professores investigados apresentam grandes limitações na temática pesquisada, alguns não conseguem fazer simples relações entre o tema e a sala de aula. Estas limitações podem ser atribuídas à falta de componentes curriculares vinculadas a esta temática no processo de formação inicial destes profissionais, bem como, oportunidade de formação continuada nas escolas que lecionam.