A arte de contar histórias constitui-se em um recurso de ativação dos processos de aprendizagem da criança elevando as suas potencialidades criativas e linguísticas. Dessa forma o presente trabalho objetiva apresentar a colaboração da prática de contação de histórias de forma lúdica de 4 professoras e uma coordenadora pedagógica da Educação Infantil de uma escola da rede privada de Assu/RN. A pesquisa reflete a necessidade que escolas de Educação infantil possuem em trabalhar com suas professoras o ato de contação de história significativamente. Para isso utilizou-se teoricamente o, RCNEI (2002), Abramovich (1995), Fazenda, (1998), Ressurreição (2007) que versam expressivamente o ato de contação de histórias. Metodologicamente possui abordagem qualitativa, com caráter de pesquisa-participante. Como resultado investigativo, Constatamos a relevância do aperfeiçoamento e apropriação de embasamentos teóricos e práticos na formação do professor para desenvolver uma pratica significativa com as crianças e a necessidade de formação e aperfeiçoamento contínuos para a qualidade da prática pedagógica.