Este artigo é um resumo obtido do Trabalho de Conclusão de Curso, ainda em andamento, titulado de: A construção do conhecimento cartográfico com alunos cegos na Escola Dom Ricardo Vilela no Município de Nazaré Da Mata-PE. Tendo como objetivo investigar como é construído o conhecimento cartográfico com alunos cegos. O trabalho está sendo fundamentado a partir das análises de pesquisas como de Jordão (2011), Campos (2016), entre outros, analisaremos o quanto a formação docente pode interferir no processo da construção do conhecimento cartográfico com cegos, será aplicado um questionário referente à construção do conhecimento cartográfico e as dificuldades encontradas para esta construção, este questionário será aplicado aos alunos cegos do ensino fundamental da Escola Dom Ricardo Vilela e também aos professores de geografia que os lecionam. Após o levantamento de dados, baseados em pesquisadores da cartografia tátil sugeriremos metodologias inovadoras e inclusivas no intuito de amenizar as dificuldades e os deficit no ensino cartográfico tátil dessa forma interferindo onde se achar necessário colaborando com a construção do conhecimento cartográfico,realizaremos com os professores materiais táteis de baixo custo como mapas táteis que servirão como base para produção de outro materiais, dessa forma também iremos induzir e motivar o aluno deficiente a participar mais das aulas de geografia. Além desses essa pesquisa visa também a inclusão escolar, busca envolver os educandos cegos e os visuais em atividades dinâmicas que possibilitem aprendizagem e conhecimentos voltados tanto a cartografia, quanto às alguns outros conteúdos, mostrando que é possível uma nova e melhor perspectiva de ensino para cegos.