A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO COM ALUNOS CEGOS NA ESCOLA DOM RICARDO VILELA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA-PE
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22498 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 357 "inscrito_id" => 798 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO COM ALUNOS CEGOS NA ESCOLA DOM RICARDO VILELA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA-PE" "resumo" => "Este artigo é um resumo obtido do Trabalho de Conclusão de Curso, ainda em andamento, titulado de: A construção do conhecimento cartográfico com alunos cegos na Escola Dom Ricardo Vilela no Município de Nazaré Da Mata-PE. Tendo como objetivo investigar como é construído o conhecimento cartográfico com alunos cegos. O trabalho está sendo fundamentado a partir das análises de pesquisas como de Jordão (2011), Campos (2016), entre outros, analisaremos o quanto a formação docente pode interferir no processo da construção do conhecimento cartográfico com cegos, será aplicado um questionário referente à construção do conhecimento cartográfico e as dificuldades encontradas para esta construção, este questionário será aplicado aos alunos cegos do ensino fundamental da Escola Dom Ricardo Vilela e também aos professores de geografia que os lecionam. Após o levantamento de dados, baseados em pesquisadores da cartografia tátil sugeriremos metodologias inovadoras e inclusivas no intuito de amenizar as dificuldades e os deficit no ensino cartográfico tátil dessa forma interferindo onde se achar necessário colaborando com a construção do conhecimento cartográfico,realizaremos com os professores materiais táteis de baixo custo como mapas táteis que servirão como base para produção de outro materiais, dessa forma também iremos induzir e motivar o aluno deficiente a participar mais das aulas de geografia. Além desses essa pesquisa visa também a inclusão escolar, busca envolver os educandos cegos e os visuais em atividades dinâmicas que possibilitem aprendizagem e conhecimentos voltados tanto a cartografia, quanto às alguns outros conteúdos, mostrando que é possível uma nova e melhor perspectiva de ensino para cegos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CARTOGRAFIA ESCOLAR, CARTOGRAFIA TÁTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA16_ID798_01092016234459.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARLENE MARQUES DA SILVA MASSARANDUBA" "autor_nome_curto" => "DARLENE MARQUES" "autor_email" => "darlene_msm@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNANMBUCO UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22498 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 357 "inscrito_id" => 798 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO COM ALUNOS CEGOS NA ESCOLA DOM RICARDO VILELA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA-PE" "resumo" => "Este artigo é um resumo obtido do Trabalho de Conclusão de Curso, ainda em andamento, titulado de: A construção do conhecimento cartográfico com alunos cegos na Escola Dom Ricardo Vilela no Município de Nazaré Da Mata-PE. Tendo como objetivo investigar como é construído o conhecimento cartográfico com alunos cegos. O trabalho está sendo fundamentado a partir das análises de pesquisas como de Jordão (2011), Campos (2016), entre outros, analisaremos o quanto a formação docente pode interferir no processo da construção do conhecimento cartográfico com cegos, será aplicado um questionário referente à construção do conhecimento cartográfico e as dificuldades encontradas para esta construção, este questionário será aplicado aos alunos cegos do ensino fundamental da Escola Dom Ricardo Vilela e também aos professores de geografia que os lecionam. Após o levantamento de dados, baseados em pesquisadores da cartografia tátil sugeriremos metodologias inovadoras e inclusivas no intuito de amenizar as dificuldades e os deficit no ensino cartográfico tátil dessa forma interferindo onde se achar necessário colaborando com a construção do conhecimento cartográfico,realizaremos com os professores materiais táteis de baixo custo como mapas táteis que servirão como base para produção de outro materiais, dessa forma também iremos induzir e motivar o aluno deficiente a participar mais das aulas de geografia. Além desses essa pesquisa visa também a inclusão escolar, busca envolver os educandos cegos e os visuais em atividades dinâmicas que possibilitem aprendizagem e conhecimentos voltados tanto a cartografia, quanto às alguns outros conteúdos, mostrando que é possível uma nova e melhor perspectiva de ensino para cegos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CARTOGRAFIA ESCOLAR, CARTOGRAFIA TÁTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA16_ID798_01092016234459.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARLENE MARQUES DA SILVA MASSARANDUBA" "autor_nome_curto" => "DARLENE MARQUES" "autor_email" => "darlene_msm@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNANMBUCO UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }