O presente trabalho relata as experiências obtidas a partir das observações e das práticas realizadas pelos acadêmicos do curso licenciatura plena em Educação física campus I- UEPB, desenvolvido a partir da do projeto de extensão Projeto dança e natação inclusiva para usuários do CAPSINHO “Por que não eu?”, sob a Coordenação da Profª Sidiline Gonzaga de Melo ,coordenação adjunta dos Professores Anny Sionara Moura Dantas e Jose Pereira do Nascimento Filho , Professores Voluntarios Ramon Fagner de Queiroz Macedo Regimenia Braga de Carvalho . Este relato tem como objetivo compartilhar as experiências vivenciadas pelas estagiarias durante a realização do projeto ( em Andamento) , contribuindo assim para que aja uma reflexão acerca das teorias vista na universidade bem como as práticas realizadas , de modo que os novos integrantes dos cursos de licenciatura venham a ter noção do que é o extensão Universitária e de como ele funciona e o trabalho com crianças com autismo e associações . A metodologia que sustenta este relato esta pautada na pesquisa bibliográfica e documental (observações participante in loco), portfólios, que descrevem os momentos em que as estagiarias observaram a prática da professora regente e também realizaram práticas pedagógicas na sala campo de estágio e, para subsidiar nossa pesquisa contamos com a contribuição teórica de: Severino (2007), Silva (2008), Pimenta; Lima (2010), Silva (2010) entre outros. Nos resultados alcançados percebemos a importância do estágio na formação dos graduandos, principalmente nos cursos educação física nos componentes praticas pedagógicas e educação física adaptada. Pode-se considerar que o estágio é uma etapa essencial da graduação, momento em que o futuro professor poderá estabelecer relações entre a teoria recebida na universidade com a prática encontrada na campo de estágio, contribuindo assim para a construção da identidade profissional do mesmo