Levando em consideração o contexto histórico da cidade de Alagoa Nova – PB, vimos a possibilidade de integrá-la aos componentes curriculares de Química, Física e biologia, através de alguns recursos metodológicos, utilizando a contextualização e a interdisciplinaridade como mecanismo, para integrar o contexto histórico social da mesma, relacionando com as vivências dos estudantes. Deste modo, os conhecimentos prévios dos discentes serviram como uma “ponte” para conduzir o senso comum advindos dos envolvidos para o conhecimento científico. Assim, ao incluir a própria sociedade local no ensino, estamos propondo um ensino que visa a formação crítica e reflexiva dos discentes para o exercício da cidadania, uma vez que diante dos problemas que assolam o meio social, o estudante tem a possibilidade de enxergá-la, a partir do contexto social de antes e compará-la com a atualidade, frente os aspectos ambientais, sociais e econômicos. E, para verificação da aprendizagem dos envolvidos, será utilizado os mapas conceituais, como uma forma de averiguar como os sujeitos envolvidos conseguiram assimilar os conceitos químicos, históricos e biológicos envolvidos no contexto local da Cidade.