Resumo: Atualmente o tema da educação inclusiva tem sido bastante discutido pelos profissionais da educação e áreas afins. Diante de um contexto social excludente e de um modelo escolar que não preza pela inclusão e acessibilidade das pessoas surdas, torna-se extremamente necessário discutir essa temática e buscar soluções para o problema em questão. Este artigo tem por objetivo discutir os principais aspectos da educação bilíngue dos surdos, considerando a aquisição da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como ponto fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, realizou-se um relato de experiência com base em visita à Escola Estadual de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima (EDAC) na cidade de Campina Grande - PB, tendo como enfoque a análise da referida instituição, sua metodologia de ensino e proposta pedagógica, relacionando com as ferramentas teóricas da Psicologia Educacional. O presente artigo também busca discutir aspectos históricos inerentes à cultura e a identidade dos surdos e suas implicações no processo de educação, as políticas públicas de inclusão dos surdos no contexto escolar, a aprendizagem e o desenvolvimento da linguagem dos surdos, além da importância da inserção e contribuição do psicólogo educacional diante do cenário da educação inclusiva.