Numa pesquisa interacionista e sociocultural, iniciada em abril de 2016, estamos investigando a construção, implementação e análise de um Programa de Formação Leitora Ensino Estratégico: gestão da compreensão e do posicionamento junto a nove indivíduos em situação de deficiência intelectual e múltipla e uma professora da APAE-CG, em parceria com a UFCG e o Instituto Viva Cidadania. Objetivamos colaborar, pela mediação pedagógica, com a apropriação de estratégias (meta) cognitivas dos vários planos de construção do sentido e do posicionamento, sobre gênero relato autobiográfico, por indivíduos em situação de deficiência intelectual. Os referenciais teórico-metodológicos da pesquisa são as concepções de deficiência como construção social, sóciohistórica de aprendizagem, interacionista e sóciodiscursiva de leitura e dos novos estudos do letramento, assim como a Psicopedagogia. Os dados estão sendo produzidos através de questionários, entrevistas semi-estruturas e avaliações iniciais e finais dos sujeitos em relação à implementação da referido Programa. As avaliações iniciais apontam para uma apropriação inicial do reconto, ideia principal e assunto e, um pouco melhor, do posicionamento leitor. Também indicam que os sujeitos estão em franco processo de construção dos planos de construção de sentido e posicionamento leitor, o que desnaturaliza a ideologia de que indivíduos em situação de deficiência intelectual não podem se beneficiar de pedagogias críticas e de ensino-sóciohistórico. Isso, na direção de focalizarem sua ação leitora para construírem, com adequado e significativo suporte de leitores proficientes e num ensino estratégico, as funções psicológicas superiores, a exemplo das estratégias (meta)cognitivas de construção de sentido e do posicionamento leitor.