O presente relato apresenta os resultados da pesquisa com professores de Ensino Médio, que lecionam o componente curricular de Língua Portuguesa, em uma escola pública da Cidade de Campina Grande/PB. O estudo é de natureza qualitativa-descritiva. A discussão em torno das necessidades educativas das docentes investigadas objetiva perceber em que medida a discussão em torno da inclusão digital, pela via da escola, tem se configurado no ambiente da escola pública e de que forma os professores estão sendo formadas para desenvolver as competências necessárias para a escola do século XXI. Para dar conta de atender aos princípios definidos na investigação, foram inseridos no estudo três professores, que atuam no Ensino Médio, na modalidade Profissionalizante, que lecionam nos turnos da manhã e da noite. Dentre as professoras pesquisadas, uma atua na docência há quinze anos, e duas tem tempo de atuação que varia entre um ano e meio e quatro anos. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários e entrevista semi-estruturada. Para interpretar os dados optamos pela análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). O estudo revelou que os professores pesquisados utilizam de alguma forma, as TDIC em suas práticas docentes. Não obstante, as pesquisadas afirmaram possuir necessidades educativas para o uso das TDIC na prática docente. Tais necessidades foram evidenciadas nos seus próprios relatos, como sendo as que se relacionam diretamente com a aplicabilidade do uso do Quadro Interativo. Além desta necessidade ficou evidenciado que as docentes possuem outras dificuldades que não conseguiram relacioná-las de modo preciso e, que consideram inerentes às produções culturais que se ampliam cotidianamente, na área das TDIC.