Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO DE ALUNOS DE CLASSES SOCIAIS MENOS FAVORECIDAS NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, ENSINO SUPERIOR, INCLUSÃO SOCIAL Comunicação Oral (CO) GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22993
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 265
    "inscrito_id" => 223
    "titulo" => "INCLUSÃO DE ALUNOS DE CLASSES SOCIAIS MENOS FAVORECIDAS NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "Desde o primeiro mandato de presidência no Brasil de Luiz Inácio Lula da Silva, estamos vivenciando um período de diversas reformas relacionadas ao ensino superior. No qual constatamos transformações no direcionamento das políticas que promovem o acesso aos cursos de graduação no Brasil através de alguns programas como, Universidade para Todos, Universidade Aberta do Brasil, Fundo de Financiamento Estudantil, e o Sistema de Cotas para grupos que vivem em condições de vulnerabilidade social, como os negros, índios, pessoas com deficiência e de classes econômicas desfavorecidas. Ao observar a dificuldade do alunado durante sua vida acadêmica, quando os mesmos necessitam realizar pesquisas com teor científico e até mesmo durante o estudo de algumas disciplinas que requer conhecimento que deveriam ter sido adquiridos durante o Ensino Básico, surgiu então o interesse pela temática, justificando assim a referida pesquisa. Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo verificar na literatura as políticas públicas de inclusão dos alunos de classes sociais menos favorecidas no Ensino Superior apesar das fragilidades que estes apresentam com relação aos conteúdos que deveriam ter sido aprendidos na Educação Básica. Foi um estudo exploratório-bibliográfico, o qual proporciona maior familiaridade com o problema a ser explicitado. Portanto, conclui-se afirmando que para a meta 12 do Plano Nacional de Educação em vigência ser cumprida é necessário sim ampliar o número de vagas nas instituições de ensino superiores tanto públicas quanto privadas, porém não podemos esquecer que o essencial é a qualidade dos profissionais que devemos formar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM  E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, ENSINO SUPERIOR, INCLUSÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA4_ID223_01092016203724.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELY ARAGÃO AZEVÊDO VIANA"
    "autor_nome_curto" => "SUELY ARAGÃO"
    "autor_email" => "suzinhaazevedo85@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22993
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 265
    "inscrito_id" => 223
    "titulo" => "INCLUSÃO DE ALUNOS DE CLASSES SOCIAIS MENOS FAVORECIDAS NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "Desde o primeiro mandato de presidência no Brasil de Luiz Inácio Lula da Silva, estamos vivenciando um período de diversas reformas relacionadas ao ensino superior. No qual constatamos transformações no direcionamento das políticas que promovem o acesso aos cursos de graduação no Brasil através de alguns programas como, Universidade para Todos, Universidade Aberta do Brasil, Fundo de Financiamento Estudantil, e o Sistema de Cotas para grupos que vivem em condições de vulnerabilidade social, como os negros, índios, pessoas com deficiência e de classes econômicas desfavorecidas. Ao observar a dificuldade do alunado durante sua vida acadêmica, quando os mesmos necessitam realizar pesquisas com teor científico e até mesmo durante o estudo de algumas disciplinas que requer conhecimento que deveriam ter sido adquiridos durante o Ensino Básico, surgiu então o interesse pela temática, justificando assim a referida pesquisa. Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo verificar na literatura as políticas públicas de inclusão dos alunos de classes sociais menos favorecidas no Ensino Superior apesar das fragilidades que estes apresentam com relação aos conteúdos que deveriam ter sido aprendidos na Educação Básica. Foi um estudo exploratório-bibliográfico, o qual proporciona maior familiaridade com o problema a ser explicitado. Portanto, conclui-se afirmando que para a meta 12 do Plano Nacional de Educação em vigência ser cumprida é necessário sim ampliar o número de vagas nas instituições de ensino superiores tanto públicas quanto privadas, porém não podemos esquecer que o essencial é a qualidade dos profissionais que devemos formar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM  E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, ENSINO SUPERIOR, INCLUSÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA4_ID223_01092016203724.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELY ARAGÃO AZEVÊDO VIANA"
    "autor_nome_curto" => "SUELY ARAGÃO"
    "autor_email" => "suzinhaazevedo85@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Desde o primeiro mandato de presidência no Brasil de Luiz Inácio Lula da Silva, estamos vivenciando um período de diversas reformas relacionadas ao ensino superior. No qual constatamos transformações no direcionamento das políticas que promovem o acesso aos cursos de graduação no Brasil através de alguns programas como, Universidade para Todos, Universidade Aberta do Brasil, Fundo de Financiamento Estudantil, e o Sistema de Cotas para grupos que vivem em condições de vulnerabilidade social, como os negros, índios, pessoas com deficiência e de classes econômicas desfavorecidas. Ao observar a dificuldade do alunado durante sua vida acadêmica, quando os mesmos necessitam realizar pesquisas com teor científico e até mesmo durante o estudo de algumas disciplinas que requer conhecimento que deveriam ter sido adquiridos durante o Ensino Básico, surgiu então o interesse pela temática, justificando assim a referida pesquisa. Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo verificar na literatura as políticas públicas de inclusão dos alunos de classes sociais menos favorecidas no Ensino Superior apesar das fragilidades que estes apresentam com relação aos conteúdos que deveriam ter sido aprendidos na Educação Básica. Foi um estudo exploratório-bibliográfico, o qual proporciona maior familiaridade com o problema a ser explicitado. Portanto, conclui-se afirmando que para a meta 12 do Plano Nacional de Educação em vigência ser cumprida é necessário sim ampliar o número de vagas nas instituições de ensino superiores tanto públicas quanto privadas, porém não podemos esquecer que o essencial é a qualidade dos profissionais que devemos formar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.