Neste artigo objetivamos apresentamos práticas que vêm sendo desenvolvidas pelo Centro Camociense de Apoio à Pessoa com Deficiência- CECAPED, localizado no município de Camocim de São Félix, Pernambuco. Este Centro atualmente trabalha com pessoas com deficiência intelectual, auditiva e física, atendendo assim trinta pessoas com idade entre 05 a 40 anos. Buscamos refletir sobre as contribuições das práticas desenvolvidas pelo CECAPED, tendo com referência as contribuições de Carvalho (2010), Dias (2006), Ferreira (2005), Mitller (2003), Mantoan (2006), Sanchez, 2005, Sassaki (1997) e Serra (2008) sobre Educação inclusiva, e sentimos a necessidade também de nos ancorar nos seguintes aportes legais: A Lei nº 9394/96, LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que apresenta no seu capítulo V – Educação Especial. A Declaração de Salamanca (1994) - Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, visando respaldar a importância de ações que somem no cenário inclusivo, junto às pessoas com deficiência. Assim, metodologicamente apresentamos atividades que foram desenvolvidas junto com os/as frequentadores/as do CECAPED no corrente ano de 2016, práticas essas que são vivenciadas em diálogo com as especificidades de cada participante. A partir das práticas vivenciadas no CECAPED é possível considerar que: a) Instiga refletirmos sobre o cenário de inclusão/ exclusão imposta às pessoas com deficiência; b) contribuem no desenvolvimento da autonomia e socialização dos/as frequentadores/as; e c) possibilitam a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, na medida em que oportunizam que cada um/uma possa se dizer e ser reconhecido por suas potencialidades. Assim, as práticas realizadas no CECAPED são exitosas, pois concebem as pessoas com deficiência enquanto sujeitos de direitos, e reivindicam uma sociedade em que seja possível o diálogo entre as diferenças.