O trabalho das escolas públicas estaduais vem precisando de intervenção de novos paradigmas voltados a olhares críticos e sociais. A escassez da iniciação científica para o ensino médio é notada facilmente a partir do momento que vem se tornando monótona a atuação docente de trabalhar temas transversais de cunho científico. Para tanto, teve-se como objetivo geral, desenvolver a formação acadêmico-científica do aluno de educação básica, sobre gêneros acadêmicos, dos aspectos formais da linguagem, das etapas de planejamento e das normas de elaboração textual, buscando a constituição de sujeitos leitores/produtores de textos da esfera acadêmica-cientifica de temas transversais. Desta forma, a metodologia aplicada foi a de Gil (2007, p. 55), caracterizando-se como pesquisa-ação; Quanto aos fins, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e intervencionista; E pelos meios de investigação, a pesquisa classificou-se como bibliográfica e pesquisa de campo. O projeto foi realizado na cidade de Santa Cruz do Capiberibe/PE, com amostra de 30 alunos da rede estadual de ensino, que alcançaram os principais resultados: entre os 07 temas trabalhados nas oficinas o eixo de Ensino da Língua Portuguesa obteve-se a maior participativa com (16,66 %) dos alunados, seguido do eixo de estudo de Gêneros e Educação que obtiveram o mesmo percentual; entre as oficinas, A Ética, Escola e Trabalho alcançaram (6,66 %) obtendo a menor participação de alunos dispostos a investigar essa temática. De forma sucinta, o alcance dos resultados foram satisfatórios, contribuindo para o desenvolvimento intelectual e social dos envolvidos, para tanto, favorecendo uma educação pública mais igualitária e de qualidade.