Do contexto histórico ao panorama atual, o processo de ensino/aprendizagem na formação profissional tem sido pautado no uso de metodologias tradicionais, de modo que o docente detém o conhecimento e concede especial atenção as aulas expositivas e teóricas, em detrimento de novas propostas capazes de trazer para o contexto acadêmico situações práticas do mercado de trabalho que possam privilegiar a aprendizagem participativa. A Universidade Potiguar – UnP, possui um programa de melhoria acadêmica-pedagógica que impõe novas exigências ao trabalho docente, em que o ensino deve ser voltado para o construtivismo baseado em soluções de problemas, incentivando a prática desde as séries iniciais da formação. Assim, o presente estudo objetiva discorrer sobre os efeitos do uso de metodologias ativas na pedagogia universitária como eixo norteador da formação docente e discente e compreender a percepção dos alunos com relação à implantação de tais inovações didáticas. A metodologia utilizada foi baseada em estatísticas descritivas. Os dados foram coletados a partir de um questionário semiestruturado, aplicado entre junho e julho de 2016. A amostra foi composta por 289 discentes. Os resultados demonstram que a abordagem adotada cria novas possibilidades contemporâneas de ensinar e aprender, além disso, os alunos apresentam visões favoráveis quanto à adoção de tal prática pedagógica, e acreditam na relevância de sua continuidade. Conclui-se que os professores ao priorizarem a flexibilidade e inovação de forma participativa e crítica, influenciam na superação de desafios cognitivos dos alunos, tornando a aprendizagem mais efetiva, fomentando a não dissociação da produção do conhecimento com o campo prático