Este artigo consiste na descrição de um caso de ensino que segundo Duek (2011) se caracteriza como uma situação real fruto de estudos e pesquisas e que promove o desenvolvimento de múltiplas perspectivas por parte dos usuários. Através de uma dinâmica e participação efetiva de um aluno da EJA – Educação de Jovens e Adultos, do município de Sousa-PB, o caso de ensino foi descrito pela professora da turma que através de uma atividade do eixo temático do currículo proposto colocou o aluno como protagonista do processo, considerando seu conhecimento de mundo e proporcionando a aprendizagem. A composição dessa prática instiga uma reflexão sobre o sentido do trabalho escolar alicerçado ao cotidiano do aluno tornando essa ação prazerosa, com processos comunicativos repletos de elementos significativos que fomentam a eficácia do aprendizado. O referencial teórico apoia-se em autores como Tardif (2010), Perrenoud (1995), Leal (2010) entre outros. Foi possível observar que a emancipação de saberes desvela o embrutecimento de uma prática planejada e faz surgir novos caminhos através de outros olhares onde a leitura de imagens perpassa sob a ótica dos leitores causando curiosidades, gosto e abrindo caminhos para investigações e novas produções. Dessa forma este artigo apresenta teorias que mostram a importância da interação social do humano no processo educativo, bem como, o olhar do educador frente às práticas de ensino. Desta feita, o professor como mediador consegue contribuir de forma significativa junto à aprendizagem de seus alunos sob diferentes ângulos e aperfeiçoa a relação entre o ensino e a aprendizagem.