DAS LENTES AO SABER: O VALE DOS DINOSSAUROS SOB A ÓTICA DE UM ALFABETIZANDO DA EJA NO MUNICÍPIO DE SOUSA/PB
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22796 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 674 "inscrito_id" => 2949 "titulo" => "DAS LENTES AO SABER: O VALE DOS DINOSSAUROS SOB A ÓTICA DE UM ALFABETIZANDO DA EJA NO MUNICÍPIO DE SOUSA/PB" "resumo" => "Este artigo consiste na descrição de um caso de ensino que segundo Duek (2011) se caracteriza como uma situação real fruto de estudos e pesquisas e que promove o desenvolvimento de múltiplas perspectivas por parte dos usuários. Através de uma dinâmica e participação efetiva de um aluno da EJA – Educação de Jovens e Adultos, do município de Sousa-PB, o caso de ensino foi descrito pela professora da turma que através de uma atividade do eixo temático do currículo proposto colocou o aluno como protagonista do processo, considerando seu conhecimento de mundo e proporcionando a aprendizagem. A composição dessa prática instiga uma reflexão sobre o sentido do trabalho escolar alicerçado ao cotidiano do aluno tornando essa ação prazerosa, com processos comunicativos repletos de elementos significativos que fomentam a eficácia do aprendizado. O referencial teórico apoia-se em autores como Tardif (2010), Perrenoud (1995), Leal (2010) entre outros. Foi possível observar que a emancipação de saberes desvela o embrutecimento de uma prática planejada e faz surgir novos caminhos através de outros olhares onde a leitura de imagens perpassa sob a ótica dos leitores causando curiosidades, gosto e abrindo caminhos para investigações e novas produções. Dessa forma este artigo apresenta teorias que mostram a importância da interação social do humano no processo educativo, bem como, o olhar do educador frente às práticas de ensino. Desta feita, o professor como mediador consegue contribuir de forma significativa junto à aprendizagem de seus alunos sob diferentes ângulos e aperfeiçoa a relação entre o ensino e a aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "CASO DE ENSINO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SABERES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID2949_13102016111801.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA EMIDIA DA COSTA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "EMIDIA" "autor_email" => "franemidia@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22796 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 674 "inscrito_id" => 2949 "titulo" => "DAS LENTES AO SABER: O VALE DOS DINOSSAUROS SOB A ÓTICA DE UM ALFABETIZANDO DA EJA NO MUNICÍPIO DE SOUSA/PB" "resumo" => "Este artigo consiste na descrição de um caso de ensino que segundo Duek (2011) se caracteriza como uma situação real fruto de estudos e pesquisas e que promove o desenvolvimento de múltiplas perspectivas por parte dos usuários. Através de uma dinâmica e participação efetiva de um aluno da EJA – Educação de Jovens e Adultos, do município de Sousa-PB, o caso de ensino foi descrito pela professora da turma que através de uma atividade do eixo temático do currículo proposto colocou o aluno como protagonista do processo, considerando seu conhecimento de mundo e proporcionando a aprendizagem. A composição dessa prática instiga uma reflexão sobre o sentido do trabalho escolar alicerçado ao cotidiano do aluno tornando essa ação prazerosa, com processos comunicativos repletos de elementos significativos que fomentam a eficácia do aprendizado. O referencial teórico apoia-se em autores como Tardif (2010), Perrenoud (1995), Leal (2010) entre outros. Foi possível observar que a emancipação de saberes desvela o embrutecimento de uma prática planejada e faz surgir novos caminhos através de outros olhares onde a leitura de imagens perpassa sob a ótica dos leitores causando curiosidades, gosto e abrindo caminhos para investigações e novas produções. Dessa forma este artigo apresenta teorias que mostram a importância da interação social do humano no processo educativo, bem como, o olhar do educador frente às práticas de ensino. Desta feita, o professor como mediador consegue contribuir de forma significativa junto à aprendizagem de seus alunos sob diferentes ângulos e aperfeiçoa a relação entre o ensino e a aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "CASO DE ENSINO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SABERES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID2949_13102016111801.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA EMIDIA DA COSTA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "EMIDIA" "autor_email" => "franemidia@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }