Na tentativa de superar as práticas e visões conteudistas que têm marcado o ensino de Geografia, alguns autores como Monteiro (2002), Kaercher (2014), Azevedo (2014) e Teixeira (2009), apontam que o estabelecimento de práticas mais reflexivas, a partir do uso da Literatura, constitui um caminho possível. Nesse sentido, o presente estudo toma como objetivo apresentar e discutir a literatura enquanto proposta interdisciplinar de enriquecimento do ensino-aprendizagem de Geografia com vistas à ampliação da visão geográfica da realidade e do estímulo à capacidade leitora. Os procedimentos metodológicos para tanto suscitaram uma abordagem de cunho explicativo, que toma como pressuposto metodológico a pesquisa bibliográfica, realizada a partir de referenciais teóricos que discorrem acerca de como a literatura pode subsidiar a aprendizagem geográfica. Os resultados apontaram que a leitura literária nas aulas de Geografia além de estimular as capacidades de leitura e escrita, constitui uma fonte rica de aprendizagem acerca de vários aspectos da realidade espacial, subsidiando práticas pedagógicas reflexivas e pautadas no diálogo de modo a permitir a compreensão da realidade. Para tanto, deve-se empregar estratégias metodológicas que visem o diálogo e que estejam pautadas na utilização de múltiplas linguagens. Assim, a abordagem literária nas aulas de Geografia poderá elevar os alunos à condição de sujeitos ativos e reflexivos, bem como promover a integração entre os diferentes sujeitos envolvidos.