POLIAFETIVIDADE: UMA NOVA FORMA DE CONJUGALIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23206 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 673 "inscrito_id" => 1828 "titulo" => "POLIAFETIVIDADE: UMA NOVA FORMA DE CONJUGALIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR" "resumo" => "Este ensaio teve como objetivo analisar a poliafetividade como um arranjo familiar cujo núcleo não é monogâmico. Para isso, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica, a partir de uma análise do que já foi produzido sobre este tema em livros e artigos. Com isso, foi verificado que a união poliafetiva no Brasil é pouco mencionada, por quebrar regras impostas pela sociedade. Contudo é preciso salientar que o conceito de família diverge de acordo com o país e a cultura, mas apesar dessas diferenças, na maioria dos casos, à família ainda é vista como conceito de relações sexuais heteronormativas e de procriação. Apesar de termos conhecimento da existência desta nova configuração familiar, esta temática continua sendo ignorada no contexto escolar, pois, no cotidiano e planejamento educacional apenas a família tradicional, heteronormativa é abordada. E nesse contexto, crianças que não fazem parte deste padrão, acabam por sentir-se excluídas, anormais, não compreendendo o porquê de não pertencer ao padrão estipulado. Ainda é mais complexo tratar desta temática com os profissionais, pois são trazidos os conflitos citados anteriormente (Religioso, social e psicológico), onde falar sobre é compreendido como incentivar a ser, portanto, viver em uma constituição familiar contemporânea é ir contra aos padrões sociais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-09 - INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL" "palavra_chave" => "POLIAFETIVIDADE, CONJUGALIDADE, CURRÍCULO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA9_ID1828_13102016111631.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANA MARIA DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "DIANA SOUSA" "autor_email" => "dianasousapsi25@gmail.com" "autor_ies" => "CRAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23206 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 673 "inscrito_id" => 1828 "titulo" => "POLIAFETIVIDADE: UMA NOVA FORMA DE CONJUGALIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR" "resumo" => "Este ensaio teve como objetivo analisar a poliafetividade como um arranjo familiar cujo núcleo não é monogâmico. Para isso, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica, a partir de uma análise do que já foi produzido sobre este tema em livros e artigos. Com isso, foi verificado que a união poliafetiva no Brasil é pouco mencionada, por quebrar regras impostas pela sociedade. Contudo é preciso salientar que o conceito de família diverge de acordo com o país e a cultura, mas apesar dessas diferenças, na maioria dos casos, à família ainda é vista como conceito de relações sexuais heteronormativas e de procriação. Apesar de termos conhecimento da existência desta nova configuração familiar, esta temática continua sendo ignorada no contexto escolar, pois, no cotidiano e planejamento educacional apenas a família tradicional, heteronormativa é abordada. E nesse contexto, crianças que não fazem parte deste padrão, acabam por sentir-se excluídas, anormais, não compreendendo o porquê de não pertencer ao padrão estipulado. Ainda é mais complexo tratar desta temática com os profissionais, pois são trazidos os conflitos citados anteriormente (Religioso, social e psicológico), onde falar sobre é compreendido como incentivar a ser, portanto, viver em uma constituição familiar contemporânea é ir contra aos padrões sociais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-09 - INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL" "palavra_chave" => "POLIAFETIVIDADE, CONJUGALIDADE, CURRÍCULO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA9_ID1828_13102016111631.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANA MARIA DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "DIANA SOUSA" "autor_email" => "dianasousapsi25@gmail.com" "autor_ies" => "CRAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }