Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE DIREITOS HUMANOS COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

Palavra-chaves: DIREITOS HUMANOS, ENSINO MÉDIO, SENSIBILIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Este artigo procura abordar uma experiência pedagógica evidenciada a partir do ensino dos Direitos Humanos na última série do ensino médio, na ocasião do ensino da disciplina de Sociologia, na qual o referido assunto, normalmente, faz parte dos conteúdos programáticos dessa série. O objetivo principal foi procurar subsidiar o ensino dos Direitos Humanos através de recursos teórico-metodológicos que pudessem contemplar uma discussão critica desses direitos, tendo em vista o seu reconhecimento no cotidiano dos alunos. Considerar a produção cientifica construída ao longo da história da humanidade foi o nosso primeiro passo. Assim, a leitura critica e reflexiva de textos que abordam os Direitos Humanos foi inicialmente adotada, acrescida das oportunas contextualizações com o nosso cotidiano. As Leituras de textos acrescidos do uso dos recursos tecnológicos disponíveis na Escola para subsidiar pesquisas, apresentações dos assuntos estudados e reflexões colaboraram para implementar a sensibilizações dos alunos a cerca dos Direitos Humanos As discussões teóricas fomentaram a fluidez dos relatos de experiências dos alunos com relação aos Direitos Humanos. Posteriormente, procuramos efetuar um reconhecimento prático desses direitos a partir de um dos principais segmentos sociais no qual precisamos encontrar a efetivação plena dos direitos das cidadãs e dos cidadãos, que é o SUS (Sistema Único de Saúde). Para construir uma aprendizagem prática e significativa para os alunos faz-se necessário pensar quais são os desafios de ensino e aprendizagem enfrentados pela escola na qual atuamos. Assim, ter a sensibilidade de direcionar o nosso olhar para as “necessidades reais” da escola é um parâmetro a ser seguido para pensar efetivas práticas pedagógicas que contemplem as ações de educação desenvolvidas.

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