O presente trabalho traz uma proposta apresentada por estudantes de graduação em física e também bolsistas do PIBID para o ensino da densidade e empuxo dos corpos, mediada por uma atividade experimental investigativa e os resultados obtidos por esta intervenção em uma turma de Ensino Médio de uma escola da rede pública da cidade de Pesqueira Estado de Pernambuco. A proposta constitui-se de dois experimentos construídos a partir de materiais alternativos para a intermediação das discussões que teve como foco principal a problematização dos fenômenos a partir de situações que se apresentam no dia-a-dia do estudante e que muitas vezes os mesmos não conseguem explicar, conforme ficou claro nos resultados apontados pelos instrumentos de pesquisa que foram empregados no momento da aula. Nos procedimentos foi determinado o empuxo exercido por diversas substâncias em corpos semelhantes e por um mesmo líquido em corpos diferentes, já a discussão sobre a densidade também foi mediada por um instrumento levando em consideração a densidade absoluta dos materiais e da densidade relativa, provando assim, que o mesmo material pode ter sua densidade modificada através da variação de seu volume. Os resultados foram extremamente satisfatórios tendo em vista as respostas que foram dadas inicialmente aos questionamentos que nortearam a intervenção