Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CONTEXTUALIZAÇÃO ATRAVÉS DE OPERAÇÔES COM NÚMEROS DECIMAIS: UMA PROPOSTA INCLUSIVA E FORMATIVA

Palavra-chaves: LISTA DE COMPRAS, CONTEXTUALIZAÇÃO, INTEGRAÇÃO DE SABERES Comunicação Oral (CO) GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22769
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 602
    "inscrito_id" => 3407
    "titulo" => "CONTEXTUALIZAÇÃO ATRAVÉS DE OPERAÇÔES COM NÚMEROS DECIMAIS: UMA PROPOSTA INCLUSIVA E FORMATIVA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de observações feitas pela professora em sala de aula, a partir de uma atividade realizada por alunos da rede pública de ensino. O objetivo foi de aplicar uma atividade contextualizada envolvendo operações com números decimais, a fim de promover uma maior interação e troca de experiência entre os alunos através de uma metodologia inclusiva. A intervenção foi realizada no decorrer de três dias durante as aulas de Matemática numa turma de 6º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Veneziano Vital do Rêgo, em Campina Grande-PB. O enfoque se deu pela leitura de tabelas, solução para os valores e interpretação de dados com números decimais envolvendo valores de produtos encontrados comumente pelos alunos, abordando um total de 32 participantes, dentre estes alunos, alguns que são acompanhados pelo Atendimento Educacional Especializado - AEE. O processo teve início com a aplicação de uma atividade que simulasse uma lista de compras, descrita com valores em números decimais e quantidades desejadas de cada item. Em seguida os alunos foram estimulados a identificar os elementos presentes na tabela e usar estratégias pessoais para encontrar os valores totais para cada produto individualmente. Depois, foram separados em equipes de quatro alunos cada, e trocaram as listas para comparar as respostas e corrigi-las mutuamente. Por fim, os alunos interagiram levantando questões sobre que tipo de números estava na tabela, as estratégias usadas para encontrar os valores em números decimais e as operações realizadas com estes números. Através do tratamento das informações presentes na atividade, os alunos conseguiram levantar hipóteses, comparar e resolver cálculos com números decimais de forma integrada e contextualizada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "LISTA DE COMPRAS, CONTEXTUALIZAÇÃO, INTEGRAÇÃO DE SABERES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA16_ID3407_12102016154417.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELI FARIAS DE SOUZA DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "SUELI FARIAS"
    "autor_email" => "sueli12tribo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22769
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 602
    "inscrito_id" => 3407
    "titulo" => "CONTEXTUALIZAÇÃO ATRAVÉS DE OPERAÇÔES COM NÚMEROS DECIMAIS: UMA PROPOSTA INCLUSIVA E FORMATIVA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de observações feitas pela professora em sala de aula, a partir de uma atividade realizada por alunos da rede pública de ensino. O objetivo foi de aplicar uma atividade contextualizada envolvendo operações com números decimais, a fim de promover uma maior interação e troca de experiência entre os alunos através de uma metodologia inclusiva. A intervenção foi realizada no decorrer de três dias durante as aulas de Matemática numa turma de 6º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Veneziano Vital do Rêgo, em Campina Grande-PB. O enfoque se deu pela leitura de tabelas, solução para os valores e interpretação de dados com números decimais envolvendo valores de produtos encontrados comumente pelos alunos, abordando um total de 32 participantes, dentre estes alunos, alguns que são acompanhados pelo Atendimento Educacional Especializado - AEE. O processo teve início com a aplicação de uma atividade que simulasse uma lista de compras, descrita com valores em números decimais e quantidades desejadas de cada item. Em seguida os alunos foram estimulados a identificar os elementos presentes na tabela e usar estratégias pessoais para encontrar os valores totais para cada produto individualmente. Depois, foram separados em equipes de quatro alunos cada, e trocaram as listas para comparar as respostas e corrigi-las mutuamente. Por fim, os alunos interagiram levantando questões sobre que tipo de números estava na tabela, as estratégias usadas para encontrar os valores em números decimais e as operações realizadas com estes números. Através do tratamento das informações presentes na atividade, os alunos conseguiram levantar hipóteses, comparar e resolver cálculos com números decimais de forma integrada e contextualizada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "LISTA DE COMPRAS, CONTEXTUALIZAÇÃO, INTEGRAÇÃO DE SABERES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA16_ID3407_12102016154417.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELI FARIAS DE SOUZA DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "SUELI FARIAS"
    "autor_email" => "sueli12tribo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de observações feitas pela professora em sala de aula, a partir de uma atividade realizada por alunos da rede pública de ensino. O objetivo foi de aplicar uma atividade contextualizada envolvendo operações com números decimais, a fim de promover uma maior interação e troca de experiência entre os alunos através de uma metodologia inclusiva. A intervenção foi realizada no decorrer de três dias durante as aulas de Matemática numa turma de 6º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Veneziano Vital do Rêgo, em Campina Grande-PB. O enfoque se deu pela leitura de tabelas, solução para os valores e interpretação de dados com números decimais envolvendo valores de produtos encontrados comumente pelos alunos, abordando um total de 32 participantes, dentre estes alunos, alguns que são acompanhados pelo Atendimento Educacional Especializado - AEE. O processo teve início com a aplicação de uma atividade que simulasse uma lista de compras, descrita com valores em números decimais e quantidades desejadas de cada item. Em seguida os alunos foram estimulados a identificar os elementos presentes na tabela e usar estratégias pessoais para encontrar os valores totais para cada produto individualmente. Depois, foram separados em equipes de quatro alunos cada, e trocaram as listas para comparar as respostas e corrigi-las mutuamente. Por fim, os alunos interagiram levantando questões sobre que tipo de números estava na tabela, as estratégias usadas para encontrar os valores em números decimais e as operações realizadas com estes números. Através do tratamento das informações presentes na atividade, os alunos conseguiram levantar hipóteses, comparar e resolver cálculos com números decimais de forma integrada e contextualizada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.