Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA CUIDADORES DE IDOSOS EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: ENVELHECIMENTO, EDUCAÇÃO, CUIDADORES Pôster (PO) GT-11 - EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Com as mudanças no padrão do envelhecimento populacional do Brasil, sabe-se que até 2025 a população idosa crescerá 2,4% ao ano. Esse quadro atual do país tem despertado o interesse de pesquisadores e estudiosos no sentido de desenvolver pesquisas que ajudem na melhora da qualidade de vida da pessoa idosa e no trabalho dos profissionais que proporcionam o cuidado e atenção para a população idosa. Com o aumento da população de idosos no país e a mudança no quadro familiar atual, as instituições de longa permanência para idosos surgem como uma alternativa para o cuidado. Essas instituições prestam assistência a população, garantindo condições de bem-estar físico, emocional e social, em conformidade, entre outros, com o Estatuto do Idoso, com a legislação vigente e com as políticas públicas relacionadas a essa população. É nesse sentido que essas instituições demandam atenção multidisciplinar e integral para atender as necessidades dos idosos residentes, garantindo não somente o suprimento de suas necessidades básicas de alimentação e moradia mas também zelando pela saúde emocional e social desses idosos. Entendendo que o individuo para ser considerado saudável precisa gozar de satisfação em todos os aspectos da vida, não apenas levando em consideração o processo saúde-doença. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva relatar experiências vivenciadas durante ações de projeto de extensão com objetivo de suprir um déficit nas ações realizadas pela equipe de enfermagem, observando o trabalho e a rotina dos cuidadores em um lar de longa permanência para idosos. Onde as dificuldades encontradas na rotina dos cuidados de enfermagem eram debatidas e transformadas em tema de aula esclarecedora para a equipe, visando uma melhor assistência, maior segurança para os moradores da instituição, e capacitação profissional. O presente trabalho trata-se de um estudo descritivo no formato de um relato de experiência realizado durante as atividades de um projeto de extensão, vinculado ao departamento de Enfermagem e à a pró-reitoria de extensão (PROEX) da Universidade Estadual da Paraíba em uma instituição de longa permanência para idosos no Município de Lagoa Seca, brejo paraibano. O projeto de extensão proporciona aos discentes uma experiência ímpar de aprendizado e evolução pessoal. Com a rotina de visitas ao lar da sagrada face, surgiu a oportunidade de observar os procedimentos realizados, a atenção dos cuidadores e técnicos, a partir daí foi possível estabelecer vínculos de amizade com os profissionais podendo diagnosticar os pontos que precisavam ser melhorado inerentes ao processo de cuidar nessa instituição de longa permanência, promovendo assim ações educativas com a equipe, buscando uma melhor assistência.Diante deste relato mostra-se a importância da educação em todos os setores e serviços, em todas as idades, percebendo-se que a oportunidade de estar se aprimorando na sua profissão é algo ímpar onde esses profissionais não teriam tal oportunidade, mas por meio da iniciativa universitária consegue-se tomar um rumo diferente, rumo este de melhoria da assistência, da qualidade de vida de idosos e da experiência única dos discentes de ainda na universidade terem o contato real com as dificuldades que enfrentarão por toda a vida profissional.

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