Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ONCE UPON A TIME: PROMOVENDO DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E PESSOAL DE CRIANÇAS ATRAVÉS DO USO DE CONTOS DE FADAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: ENSINO, LÍNGUA INGLESA, CONTOS DE FADAS, CRIANÇAS Comunicação Oral (CO) GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23174
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 904
    "inscrito_id" => 1734
    "titulo" => "ONCE UPON A TIME: PROMOVENDO DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E PESSOAL DE CRIANÇAS ATRAVÉS DO USO DE CONTOS DE FADAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => """
      RESUMO: Os contos de fadas se constituem como um dos principais textos dentro do grupo da literatura infantil. Amplamente reproduzidos e adaptados e destinados, nos últimos anos, ao público infantil, esse gênero é concebido como textos responsáveis por criar na criança fantasia, encantamento, sendo capaz de entretê-la. Porém, o que ainda não é amplamente conhecido é como os contos de fadas podem ser poderosas ferramentas pedagógicas. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é discutir sobre como os contos de fadas podem ser uma fonte de material extremamente benéfica ao ensino de línguas, nesse caso, a língua inglesa, especialmente para crianças, como estes podem ajudar a desenvolver o gosto pela leitura por parte dos alunos, além de corroborar para a construção de conhecimento linguístico e ter um caráter formativo, o que pode influenciar, positivamente, no desenvolvimento pessoal dos discentes. Assim, pode-se concluir que o uso de contos de fadas na sala de aula pode promover um grande impacto no desenvolvimento da criança, tanto no que diz respeito ao âmbito pessoal, quanto ao seu desenvolvimento como aprendiz. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, que visa fazer um levantamento do estado da arte para melhor fundamentar as discussões aqui propostas. Nesse sentido, será tomado como base as pesquisas de alguns estudiosos da área de ensino de línguas, como também as pesquisas de Bettelheim (2002) acerca da psicanálise dos contos de fadas.\r\n
      PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Ensino de Língua Inglesa. Contos de fadas. Crianças.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LÍNGUA INGLESA, CONTOS DE FADAS, CRIANÇAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID1734_23102016130532.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALYNE FERREIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ALYNE ARAÚJO"
    "autor_email" => "alynef_araujo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23174
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 904
    "inscrito_id" => 1734
    "titulo" => "ONCE UPON A TIME: PROMOVENDO DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E PESSOAL DE CRIANÇAS ATRAVÉS DO USO DE CONTOS DE FADAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => """
      RESUMO: Os contos de fadas se constituem como um dos principais textos dentro do grupo da literatura infantil. Amplamente reproduzidos e adaptados e destinados, nos últimos anos, ao público infantil, esse gênero é concebido como textos responsáveis por criar na criança fantasia, encantamento, sendo capaz de entretê-la. Porém, o que ainda não é amplamente conhecido é como os contos de fadas podem ser poderosas ferramentas pedagógicas. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é discutir sobre como os contos de fadas podem ser uma fonte de material extremamente benéfica ao ensino de línguas, nesse caso, a língua inglesa, especialmente para crianças, como estes podem ajudar a desenvolver o gosto pela leitura por parte dos alunos, além de corroborar para a construção de conhecimento linguístico e ter um caráter formativo, o que pode influenciar, positivamente, no desenvolvimento pessoal dos discentes. Assim, pode-se concluir que o uso de contos de fadas na sala de aula pode promover um grande impacto no desenvolvimento da criança, tanto no que diz respeito ao âmbito pessoal, quanto ao seu desenvolvimento como aprendiz. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, que visa fazer um levantamento do estado da arte para melhor fundamentar as discussões aqui propostas. Nesse sentido, será tomado como base as pesquisas de alguns estudiosos da área de ensino de línguas, como também as pesquisas de Bettelheim (2002) acerca da psicanálise dos contos de fadas.\r\n
      PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Ensino de Língua Inglesa. Contos de fadas. Crianças.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LÍNGUA INGLESA, CONTOS DE FADAS, CRIANÇAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID1734_23102016130532.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALYNE FERREIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ALYNE ARAÚJO"
    "autor_email" => "alynef_araujo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

RESUMO: Os contos de fadas se constituem como um dos principais textos dentro do grupo da literatura infantil. Amplamente reproduzidos e adaptados e destinados, nos últimos anos, ao público infantil, esse gênero é concebido como textos responsáveis por criar na criança fantasia, encantamento, sendo capaz de entretê-la. Porém, o que ainda não é amplamente conhecido é como os contos de fadas podem ser poderosas ferramentas pedagógicas. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é discutir sobre como os contos de fadas podem ser uma fonte de material extremamente benéfica ao ensino de línguas, nesse caso, a língua inglesa, especialmente para crianças, como estes podem ajudar a desenvolver o gosto pela leitura por parte dos alunos, além de corroborar para a construção de conhecimento linguístico e ter um caráter formativo, o que pode influenciar, positivamente, no desenvolvimento pessoal dos discentes. Assim, pode-se concluir que o uso de contos de fadas na sala de aula pode promover um grande impacto no desenvolvimento da criança, tanto no que diz respeito ao âmbito pessoal, quanto ao seu desenvolvimento como aprendiz. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, que visa fazer um levantamento do estado da arte para melhor fundamentar as discussões aqui propostas. Nesse sentido, será tomado como base as pesquisas de alguns estudiosos da área de ensino de línguas, como também as pesquisas de Bettelheim (2002) acerca da psicanálise dos contos de fadas. PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Ensino de Língua Inglesa. Contos de fadas. Crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.