RESUMO: Os contos de fadas se constituem como um dos principais textos dentro do grupo da literatura infantil. Amplamente reproduzidos e adaptados e destinados, nos últimos anos, ao público infantil, esse gênero é concebido como textos responsáveis por criar na criança fantasia, encantamento, sendo capaz de entretê-la. Porém, o que ainda não é amplamente conhecido é como os contos de fadas podem ser poderosas ferramentas pedagógicas. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é discutir sobre como os contos de fadas podem ser uma fonte de material extremamente benéfica ao ensino de línguas, nesse caso, a língua inglesa, especialmente para crianças, como estes podem ajudar a desenvolver o gosto pela leitura por parte dos alunos, além de corroborar para a construção de conhecimento linguístico e ter um caráter formativo, o que pode influenciar, positivamente, no desenvolvimento pessoal dos discentes. Assim, pode-se concluir que o uso de contos de fadas na sala de aula pode promover um grande impacto no desenvolvimento da criança, tanto no que diz respeito ao âmbito pessoal, quanto ao seu desenvolvimento como aprendiz. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, que visa fazer um levantamento do estado da arte para melhor fundamentar as discussões aqui propostas. Nesse sentido, será tomado como base as pesquisas de alguns estudiosos da área de ensino de línguas, como também as pesquisas de Bettelheim (2002) acerca da psicanálise dos contos de fadas.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Ensino de Língua Inglesa. Contos de fadas. Crianças.