“SONHOS TROPICAIS”: A UTILIZAÇÃO DO CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA ESTUDANTES DO PRÉ-VESTIBULAR SOLIDÁRIO (PVS), CUITÉ (PB)
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23342 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 273 "titulo" => "“SONHOS TROPICAIS”: A UTILIZAÇÃO DO CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA ESTUDANTES DO PRÉ-VESTIBULAR SOLIDÁRIO (PVS), CUITÉ (PB)" "resumo" => "O professor necessita criar, em sala de aula, situações de aprendizagem nas quais os educandos possam construir o seu próprio conhecimento. Para isso, ele deve utilizar metodologias alternativas como, por exemplo, o Cinema. Este é um importante recurso que desperta interesse e chama a atenção dos estudantes, dinamizando o ensino e contribuindo para a aprendizagem. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é mostrar como o cinema pode ser utilizado como um recurso didático-pedagógico. Este trabalho foi desenvolvido em duas turmas do Pré-Vestibular Solidário (PVS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do Centro de Educação e Saúde (CES), durante o mês de Maio de 2016. Ele foi realizado em três etapas: (1ª) Exposição e discussão sobre as principais doenças da população brasileira; (2ª) Exibição do filme “Sonhos Tropicais” e (3ª) Questionário aplicado com 39 estudantes que assistiram à sessão de cinema. Neste questionário havia perguntas abertas e fechadas. Durante a exibição desse filme, a maioria dos estudantes prestou bastante atenção e ficou atenta aos acontecimentos no desenrolar do filme. Pudemos perceber que os estudantes foram unânimes ao afirmarem que os filmes são bons recursos didáticos que ajudam a melhorar o processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, precisa-se que haja uma melhor formação de professores. Os cursos de licenciatura precisam trabalhar com o Cinema e as possibilidades deste como uma ferramenta. E também os professores já atuantes precisam perder seus medos pessoais. Assim, estaremos contribuindo para um ambiente escolar mais agradável e mais lúdico, saindo do tradicional, do lugar comum e indo a caminho de uma nova escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "CINEMA, RECURSO DIDÁTICO, PRÉ-VESTIBULAR SOLIDÁRIO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA16_ID273_02082016021735.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VINÍCIUS FERNANDES SILVA" "autor_nome_curto" => "ZÉ VINÍCIUS" "autor_email" => "fernandesvinicius26@yahoo" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23342 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 273 "titulo" => "“SONHOS TROPICAIS”: A UTILIZAÇÃO DO CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA ESTUDANTES DO PRÉ-VESTIBULAR SOLIDÁRIO (PVS), CUITÉ (PB)" "resumo" => "O professor necessita criar, em sala de aula, situações de aprendizagem nas quais os educandos possam construir o seu próprio conhecimento. Para isso, ele deve utilizar metodologias alternativas como, por exemplo, o Cinema. Este é um importante recurso que desperta interesse e chama a atenção dos estudantes, dinamizando o ensino e contribuindo para a aprendizagem. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é mostrar como o cinema pode ser utilizado como um recurso didático-pedagógico. Este trabalho foi desenvolvido em duas turmas do Pré-Vestibular Solidário (PVS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do Centro de Educação e Saúde (CES), durante o mês de Maio de 2016. Ele foi realizado em três etapas: (1ª) Exposição e discussão sobre as principais doenças da população brasileira; (2ª) Exibição do filme “Sonhos Tropicais” e (3ª) Questionário aplicado com 39 estudantes que assistiram à sessão de cinema. Neste questionário havia perguntas abertas e fechadas. Durante a exibição desse filme, a maioria dos estudantes prestou bastante atenção e ficou atenta aos acontecimentos no desenrolar do filme. Pudemos perceber que os estudantes foram unânimes ao afirmarem que os filmes são bons recursos didáticos que ajudam a melhorar o processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, precisa-se que haja uma melhor formação de professores. Os cursos de licenciatura precisam trabalhar com o Cinema e as possibilidades deste como uma ferramenta. E também os professores já atuantes precisam perder seus medos pessoais. Assim, estaremos contribuindo para um ambiente escolar mais agradável e mais lúdico, saindo do tradicional, do lugar comum e indo a caminho de uma nova escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "CINEMA, RECURSO DIDÁTICO, PRÉ-VESTIBULAR SOLIDÁRIO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA16_ID273_02082016021735.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VINÍCIUS FERNANDES SILVA" "autor_nome_curto" => "ZÉ VINÍCIUS" "autor_email" => "fernandesvinicius26@yahoo" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }