Ler e escrever são duas aprendizagens essenciais para atuação nos diversos contextos sociais, pois constituem ferramentas que ampliam a nossa visão e o nosso entendimento sobre o mundo em que vivemos. Assim, um (a) educando (a) que não possua tais habilidades está condenado ao fracasso escolar e, consequentemente, a exclusão social. Por essa razão que muitos educadores se preocupam com o desenvolvimento da leitura e da escrita, sobretudo com as implicações que estão mobilizadas em torno das referidas práticas. Nesse sentido, faz-se necessário buscar adotar algumas experiências de ensino exitosas em relação ao uso de tais competências cognitivas, as quais são requisitos indispensáveis para democratizar o acesso ao saber e à cultura letrada. Com o propósito de formar aprendizes capazes de usar adequadamente as atividades de linguagem em suas respectivas modalidades, e refletir criticamente sobre o que leem e o que escrevem que o presente trabalho busca apresentar propostas de ações metodológicas abrangendo os campos da leitura e da escrita, em especial o uso da ferramenta do Blog enquanto ambiente colaborativo, com vistas à formação de aprendizes escritores, coautores, leitores assíduos e educandos mais entusiasmado com essas práticas letradas e passem a transformá-las num hábito contínuo e prazeroso. Como aporte teórico, utilizamos os estudos de Colomer (2007); Pinheiro (2007), Orientações Curriculares Nacionais (2006); Referenciais Curriculares para o Ensino Médio (2007), Soares (1999); Pètit (2008), dentre outros.