RESUMO
Alfabetizar letrando os alunos, é o que todos os professores que fazem parte da educação básica esperam, seja nos anos iniciais, seja na educação de jovens e adultos. Pois assim, o aluno será capaz de fazer uma leitura ampla do que está em sua sociedade, de uma maneira que possa agir de forma critica diante dos desafios impostos pela mesma. Porém nem sempre é possível se alcançar esse resultado, e é a partir daí que surgem diversas questões que precisam ser estudadas e analisadas pelos professores, para se tentar compreender os motivos desse sucesso ou não no processo de se alfabetizar letrando seus alunos. Diante disto, este artigo busca compreender o porquê e como o professor (não) consegue alfabetizar letrando seu aluno? Esta questão ambígua nos possibilita compreender duas facetas deste processo, primeiro a positiva, que mostra como é realizada a alfabetização associada ao letramento, e segundo, o lado negativo, que são os desafios encontrados pelos professores, que acabam tornando difícil o processo de alfabetização e letramento. Como abordagem metodológica, foi feita uma pesquisa bibliográfica, onde fizemos leituras da literatura sobre o tema. Que nos permitiu ter um melhor entendimento sobre o que é alfabetização e letramento, para a partir de suas definições entender como elas são imprescindíveis no processo de aquisição da leitura e escrita do aluno.