Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PORQUE E COMO O PROFESSOR (NÃO) CONSEGUE ALFABETIZAR LETRANDO SEU ALUNO?

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, DESAFIOS, PROFESSOR, PROFESSOR Comunicação Oral (CO) GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23211
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 564
    "inscrito_id" => 1537
    "titulo" => "PORQUE E COMO O PROFESSOR (NÃO) CONSEGUE ALFABETIZAR LETRANDO SEU ALUNO?"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      Alfabetizar letrando os alunos, é o que todos os professores que fazem parte da educação básica esperam, seja nos anos iniciais, seja na educação de jovens e adultos. Pois assim, o aluno será capaz de fazer uma leitura ampla do que está em sua sociedade, de uma maneira que possa agir de forma critica diante dos desafios impostos pela mesma. Porém nem sempre é possível se alcançar esse resultado, e é a partir daí que surgem diversas questões que precisam ser estudadas e analisadas pelos professores, para se tentar compreender os motivos desse sucesso ou não no processo de se alfabetizar letrando seus alunos. Diante disto, este artigo busca compreender o porquê e como o professor (não) consegue alfabetizar letrando seu aluno? Esta questão ambígua nos possibilita compreender duas facetas deste processo, primeiro a positiva, que mostra como é realizada a alfabetização associada ao letramento, e segundo, o lado negativo, que são os desafios encontrados pelos professores, que acabam tornando difícil o processo de alfabetização e letramento. Como abordagem metodológica, foi feita uma pesquisa bibliográfica, onde fizemos leituras da literatura sobre o tema. Que nos permitiu ter um melhor entendimento sobre o que é alfabetização e letramento, para a partir de suas definições entender como elas são imprescindíveis no processo de aquisição da leitura e escrita do aluno.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, DESAFIOS, PROFESSOR, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA15_ID1537_10102016200020.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA DA MATA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "LUANADESENHODEDEUS@HOTMAI"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23211
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 564
    "inscrito_id" => 1537
    "titulo" => "PORQUE E COMO O PROFESSOR (NÃO) CONSEGUE ALFABETIZAR LETRANDO SEU ALUNO?"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      Alfabetizar letrando os alunos, é o que todos os professores que fazem parte da educação básica esperam, seja nos anos iniciais, seja na educação de jovens e adultos. Pois assim, o aluno será capaz de fazer uma leitura ampla do que está em sua sociedade, de uma maneira que possa agir de forma critica diante dos desafios impostos pela mesma. Porém nem sempre é possível se alcançar esse resultado, e é a partir daí que surgem diversas questões que precisam ser estudadas e analisadas pelos professores, para se tentar compreender os motivos desse sucesso ou não no processo de se alfabetizar letrando seus alunos. Diante disto, este artigo busca compreender o porquê e como o professor (não) consegue alfabetizar letrando seu aluno? Esta questão ambígua nos possibilita compreender duas facetas deste processo, primeiro a positiva, que mostra como é realizada a alfabetização associada ao letramento, e segundo, o lado negativo, que são os desafios encontrados pelos professores, que acabam tornando difícil o processo de alfabetização e letramento. Como abordagem metodológica, foi feita uma pesquisa bibliográfica, onde fizemos leituras da literatura sobre o tema. Que nos permitiu ter um melhor entendimento sobre o que é alfabetização e letramento, para a partir de suas definições entender como elas são imprescindíveis no processo de aquisição da leitura e escrita do aluno.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, DESAFIOS, PROFESSOR, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA15_ID1537_10102016200020.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA DA MATA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "LUANADESENHODEDEUS@HOTMAI"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

RESUMO Alfabetizar letrando os alunos, é o que todos os professores que fazem parte da educação básica esperam, seja nos anos iniciais, seja na educação de jovens e adultos. Pois assim, o aluno será capaz de fazer uma leitura ampla do que está em sua sociedade, de uma maneira que possa agir de forma critica diante dos desafios impostos pela mesma. Porém nem sempre é possível se alcançar esse resultado, e é a partir daí que surgem diversas questões que precisam ser estudadas e analisadas pelos professores, para se tentar compreender os motivos desse sucesso ou não no processo de se alfabetizar letrando seus alunos. Diante disto, este artigo busca compreender o porquê e como o professor (não) consegue alfabetizar letrando seu aluno? Esta questão ambígua nos possibilita compreender duas facetas deste processo, primeiro a positiva, que mostra como é realizada a alfabetização associada ao letramento, e segundo, o lado negativo, que são os desafios encontrados pelos professores, que acabam tornando difícil o processo de alfabetização e letramento. Como abordagem metodológica, foi feita uma pesquisa bibliográfica, onde fizemos leituras da literatura sobre o tema. Que nos permitiu ter um melhor entendimento sobre o que é alfabetização e letramento, para a partir de suas definições entender como elas são imprescindíveis no processo de aquisição da leitura e escrita do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.