O USO DO TUXMATH COMO RECURSO TECNOLÓGICO PARA INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23169 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 197 "inscrito_id" => 1480 "titulo" => "O USO DO TUXMATH COMO RECURSO TECNOLÓGICO PARA INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O ensino tradicional restringe muitas vezes a capacidade de aprendizado dos alunos nas instituições de ensino público, por utilizar materiais educativos tradicionais e não fazerem a correlação com uso de tecnologias nos seus métodos. Outro aspecto a ser observado é a falta de acesso aos computadores por muitos estudantes da educação brasileira, assim dificultando a construção de novos conhecimentos em relação ao ensino matemático e inclusão digital. Neste trabalho pretende-se descrever o uso de recursos tecnológico como os softwares matemáticos no intuito de promover a inclusão digital e construção do aprendizado da matemática no ambiente educacional, a partir de um realato de experiência com o uso software matemático Tux Math com os alunos do 8° ano na Escola Luís Ribeiro Coutinho, localizada no município de Juarez Távora, no estado da Paraíba. As atividades foram elaborada a partir de visitas semanais a escola, onde se fez duas etapas no qual a primeira foi feita uma sondagem através de um questionário sócio econômico e a segunda a utilização do software TuxMath aos alunos que apresentavam mais dificuladade em matemática os quais foram selecionados pelos professores da disciplina. Foi observado que a utilização do software educativo Tux Math apresentou resultados positivos no sentido de motivação e interesse por parte dos estudantes pela disciplina de matemática, assimilando melhor os conteúdos ministrados em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, SOFTWARE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA16_ID1480_01092016085029.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA RANIELLY PEDROZA CRUZ" "autor_nome_curto" => "RENATA PEDROZA" "autor_email" => "renataranielly426@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23169 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 197 "inscrito_id" => 1480 "titulo" => "O USO DO TUXMATH COMO RECURSO TECNOLÓGICO PARA INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O ensino tradicional restringe muitas vezes a capacidade de aprendizado dos alunos nas instituições de ensino público, por utilizar materiais educativos tradicionais e não fazerem a correlação com uso de tecnologias nos seus métodos. Outro aspecto a ser observado é a falta de acesso aos computadores por muitos estudantes da educação brasileira, assim dificultando a construção de novos conhecimentos em relação ao ensino matemático e inclusão digital. Neste trabalho pretende-se descrever o uso de recursos tecnológico como os softwares matemáticos no intuito de promover a inclusão digital e construção do aprendizado da matemática no ambiente educacional, a partir de um realato de experiência com o uso software matemático Tux Math com os alunos do 8° ano na Escola Luís Ribeiro Coutinho, localizada no município de Juarez Távora, no estado da Paraíba. As atividades foram elaborada a partir de visitas semanais a escola, onde se fez duas etapas no qual a primeira foi feita uma sondagem através de um questionário sócio econômico e a segunda a utilização do software TuxMath aos alunos que apresentavam mais dificuladade em matemática os quais foram selecionados pelos professores da disciplina. Foi observado que a utilização do software educativo Tux Math apresentou resultados positivos no sentido de motivação e interesse por parte dos estudantes pela disciplina de matemática, assimilando melhor os conteúdos ministrados em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, SOFTWARE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA16_ID1480_01092016085029.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA RANIELLY PEDROZA CRUZ" "autor_nome_curto" => "RENATA PEDROZA" "autor_email" => "renataranielly426@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }