O ensino tradicional restringe muitas vezes a capacidade de aprendizado dos alunos nas instituições de ensino público, por utilizar materiais educativos tradicionais e não fazerem a correlação com uso de tecnologias nos seus métodos. Outro aspecto a ser observado é a falta de acesso aos computadores por muitos estudantes da educação brasileira, assim dificultando a construção de novos conhecimentos em relação ao ensino matemático e inclusão digital. Neste trabalho pretende-se descrever o uso de recursos tecnológico como os softwares matemáticos no intuito de promover a inclusão digital e construção do aprendizado da matemática no ambiente educacional, a partir de um realato de experiência com o uso software matemático Tux Math com os alunos do 8° ano na Escola Luís Ribeiro Coutinho, localizada no município de Juarez Távora, no estado da Paraíba. As atividades foram elaborada a partir de visitas semanais a escola, onde se fez duas etapas no qual a primeira foi feita uma sondagem através de um questionário sócio econômico e a segunda a utilização do software TuxMath aos alunos que apresentavam mais dificuladade em matemática os quais foram selecionados pelos professores da disciplina. Foi observado que a utilização do software educativo Tux Math apresentou resultados positivos no sentido de motivação e interesse por parte dos estudantes pela disciplina de matemática, assimilando melhor os conteúdos ministrados em sala de aula.